Política

O destino dos eleitores de Ciro em caso de 2º turno entre Lula e Bolsonaro, segundo pesquisa

O pedetista soma 7% das intenções de voto em primeiro turno

Fotos: Montagem/Reprodução
Apoie Siga-nos no

A nova rodada do levantamento do instituto FSB Pesquisa, divulgada nesta segunda-feira 8, questionou os eleitores de Ciro Gomes (PDT) sobre qual seria a escolha de voto em um eventual segundo turno disputado entre o ex-presidente Lula (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL). Com 7% das intenções de voto, o pedetista é o terceiro colocado na disputa no principal cenário eleitoral monitorado pelo instituto.

Os resultados da pesquisa mostram que a maioria dos apoiadores do pedetista estariam com Lula. Ao todo, 44% dos eleitores de Ciro apontaram voto no petista quando questionados sobre este cenário.

Ainda segundo o levantamento, boa parcela dos eleitores de Ciro que diz optar por Bolsonaro. O grupo que migraria para o ex-capitão soma 27%, percentual semelhante aos que optam por não votar em nenhum dos dois candidatos – 25%, neste momento. Há ainda 4% de apoiadores do pedetista que estariam indecisos.

O instituto fez a mesma pergunta para eleitores de Simone Tebet (MDB). Neste caso, 55% fariam a opção por Lula em um confronto direto contra Bolsonaro. Só 10% apontam o ex-capitão como a melhor opção neste cenário. Há ainda 35% de apoiadores da emedebista que não escolheriam nenhum dos dois nomes apontados.

O levantamento desta segunda-feira ainda somou o percentual de escolha dos demais candidatos monitorados pela pesquisa geral. Lula receberia 45% dos votos e Bolsonaro 35%. Só 18% indicam não optar por nenhum dos dois políticos e 1% aponta indecisão.

Lula, vale ressaltar, ainda receberia 19% dos votos daqueles que dizem não votar em ninguém no primeiro turno e 33% daqueles que não decidiram o voto na primeira etapa das eleições. Os percentuais em favor de Bolsonaro são de 26% e 18%, respectivamente.

A pesquisa desta segunda-feira foi contratada pelo banco BTG Pactual e contou com 2 mil entrevistas realizadas entre os dias 5 e 7 de agosto. A margem de erro do levantamento é de 2 pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%. No Tribunal Superior Eleitoral o registro da pesquisa é o BR-08028/2022.

No principal cenário eleitoral monitorado pelo instituto, Lula tem 41% das intenções de voto, ante 34% de Bolsonaro. Em um eventual segundo turno entre os dois, de acordo com o levantamento, o petista teria 51% e o ex-capitão apenas 39%.

pesquisabtg-8ago-2022

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo