Justiça
Novo vai ao STF contra pedido do PT por concessão de rádio e TV
O ofício petista defende a destinação ao partido de concessões atualmente vagas


O Novo acionou o Supremo Tribunal Federal contra um pedido apresentado pelo PT para ter seus próprios canais de rádio e televisão.
Segundo o presidente do Novo, Eduardo Ribeiro, “um partido político com concessão de rádio e TV é algo tão surreal que nem sequer as ditaduras que servem de inspiração para o PT foram tão longe”.
O ofício do PT defende a destinação ao partido de concessões atualmente vagas. Um levantamento interno apontou a existência de 49 canais disponíveis nos estados.
A demanda já está na mesa do ministro das Comunicações, Juscelino Filho, cujo desempenho na pasta tem sido marcado por polêmicas. A definição da outorga caberia, porém, à Presidência da República.
A justificativa do PT ao apresentar o pedido é que a medida serviria para ampliar a prestação de contas à população e potencializar a formação e o incentivo à participação política dos brasileiros.
“A outorga de canais públicos de rádio e televisão vai permitir ao partido ampliar as suas redes, hoje digitais, levando à sociedade informações com credibilidade, incentivo à participação e formação política. Cumprimos todas as exigências determinadas pela Constituição para concessão pública de meios de comunicação”, defendeu a presidenta nacional da legenda, Gleisi Hoffmann.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Aliança para apoiar candidatura de Boulos à prefeitura de São Paulo é ‘burra’, diz dirigente do PT
Por Wendal Carmo
Deputado do PT requer depoimento de Tony Garcia sobre denúncias contra Moro
Por CartaCapital
Como Lula trabalha para que a COP28 marque uma virada no protagonismo florestal
Por André Barrocal