Política

No 2º turno, Lula é o maior herdeiro de votos de Simone e Ciro, aponta Ipespe

O petista recebe ainda a maioria das indicações de votos dos demais candidatos, assim como dos eleitores que não conseguiram votar compareceram à primeira etapa do pleito

Fotos: Reprodução/Redes Sociais; Sergio Lima/AFP; e Mário Miranda/Amcham/Divulgação
Apoie Siga-nos no

O ex-presidente Lula (PT), que lidera a corrida eleitoral, segundo a pesquisa do instituto Ipespe divulgada nesta terça-feira 11, é o maior herdeiro de votos de Simone Tebet (MDB) e de Ciro Gomes (PDT) no segundo turno.

Os dados constam no trecho do levantamento que monitora o recall de votos nesta segunda etapa do pleito. Nele, é possível ver que Lula recebe 44% dos eleitores do pedetista, 55% daqueles que votaram em Simone e 40% dos apoiadores dos demais candidatos. Há ainda 51% daqueles que não puderem comparecer no primeiro turno, mas que pretendem votar no petista agora.

O presidente Jair Bolsonaro (PL), por sua vez, recebe 36% dos eleitores de Ciro Gomes, apenas 16% daqueles que votaram em Simone e 33% dos apoiadores dos demais candidatos. Há ainda 40% daqueles que estiveram ausentes no dia 2 de outubro que pretendem votar no ex-capitão no dia 30.

Os percentuais ajudam a explicar a vantagem de Lula no levantamento geral. O ex-presidente tem 54% dos votos válidos, ante 46% de Bolsonaro. Margem semelhante pode ser vista no levantamento espontâneo, quando 47% dos entrevistados dizem apoiar o petista e 42% apontam voto no ex-capitão.

A pesquisa desta terça-feira entrevistou, por telefone, 1.100 eleitores brasileiros entre os dias 8 e 10 de outubro. O levantamento foi contratado pela Associação Brasileira de Pesquisadores Eleitorais (Abrapel), tem margem de erro de 3 pontos percentuais e nível de confiança de 95,45%. Na Justiça Eleitoral o registro da pesquisa é o BR-01120/2022.

Veja a íntegra:

RELATÓRIO TERMÔMETRO DA CAMPANHA_ IPESPE-ABRAPEL – RODADA 06 (11 OUT 2022)__

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo