Política

Ipespe: no 2º turno, Lula tem 7 pontos de vantagem sobre Bolsonaro

Mulheres, jovens e eleitores de baixa renda sustentam a vantagem do petista sobre o ex-capitão

Fotos: Ricardo Stuckert e Miguel SCHINCARIOL / AFP
Apoie Siga-nos no

A nova rodada da pesquisa do instituto Ipespe, contratada pela Associação Brasileira de Pesquisadores Eleitorais (Abrapel) e divulgada nesta terça-feira 11, mostra que o ex-presidente Lula (PT) tem 7 pontos de vantagem sobre Jair Bolsonaro (PL) neste segundo turno.

Em votos totais, os percentuais de Lula e Bolsonaro são 50% e 43%. Com os resultados, o petista seria eleito para o terceiro mandato como presidente.

Nos votos válidos, o petista tem 54%. O ex-capitão, por sua vez, soma 46% da preferência dos entrevistados.

Distância parecida entre os dois candidatos pode ainda ser observada na pesquisa espontânea. Nela, 47% dos entrevistados responderam que pretendem votar em Lula, 42% marcam voto em Bolsonaro. Há, neste caso, 11% que pretende votar em branco, nulo, não sabe qual será sua escolha ou preferiu não responder a questão.

Por fim, para conter possíveis distorções que possam ser causadas pelas abstenções, o instituto ainda monitorou um cenário em que considera apenas a votação daqueles eleitores que indicam ‘muito’ ou ‘algum interesse’ pela eleição. O grupo representa 81% do público total. Destes, 51% apontaram voto em Lula e 47% em Bolsonaro.

Mulheres, jovens e eleitores de baixa renda dão vantagem a Lula

Os resultados divulgados pelo Ipespe permitem ainda traçar um breve perfil dos eleitores de Lula e Bolsonaro neste segundo turno. Pelos resultados demográficos é possível ver que o petista tem boa vantagem entre as mulheres, os eleitores mais jovens e pessoas com renda mais baixa. Há ainda larga vantagem do petista no Nordeste brasileiro.

Bolsonaro, por sua vez, se sai melhor entre os homens, eleitores nas faixas de renda das classes média e alta, assim como tem boa vantagem entre os moradores do Sul do Brasil. Há ainda uma larga distância para Lula entre os evangélicos.

Para chegar aos resultados, o Ipespe entrevistou, por telefone, 1.100 eleitores brasileiros entre os dias 8 e 10 de outubro. O levantamento deste segundo turno tem margem de erro de 3 pontos percentuais e nível de confiança de 95,45%. Na Justiça Eleitoral o registro é o BR-01120/2022. Veja a íntegra:

RELATÓRIO TERMÔMETRO DA CAMPANHA_ IPESPE-ABRAPEL – RODADA 06 (11 OUT 2022)__

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo