Política

‘Não temos vaidades, ambições ou sede do poder’, diz Bolsonaro após ameaças

O Brasil vive momentos não muito tranquilos, mas a certeza da existência daqueles que têm acima de tudo a sua pátria conforta, disse

Foto: EVARISTO SA / AFP
Apoie Siga-nos no

O presidente Jair Bolsonaro disse nesta sexta-feira 27, durante solenidade militar, que as Forças Armadas têm “vontade e disposição” para manter a Constituição a qualquer custo. Segundo o chefe do Executivo, o País passa por momentos “não muito tranquilos”, mas o Exército deve “confortar toda a nossa nação” com exemplos de patriotismo.

“O Brasil vive momentos não muito tranquilos, mas a certeza da existência daqueles que têm acima de tudo a sua pátria conforta toda a nossa nação”.“Não temos vaidades, ambições ou sede do poder, mas temos uma inabalável vontade e disposição para que nossa Constituição, a nossa democracia e a nossa liberdade sejam mantidos a qualquer preço”, declarou o presidente, em discurso durante solenidade de passagem do Comando de Operações Especiais em Goiás.

As declarações do presidente ocorrem em meio ao crescente engajamento político de representantes de órgãos de segurança, como as Polícias Militares. Membros dessas corporações têm se articulado por meio das redes sociais para comparecer em peso às manifestações de apoio ao governo marcadas para o próximo dia 7 de setembro, data em que se comemora a independência do Brasil.

A politização destas organizações com amplo acesso às armas tem gerado temor de que haja tentativas de ruptura institucional, incentivadas pelas falas do chefe do Executivo contra representantes de outros Poderes da República, principalmente os ministros do Supremo Tribunal Federal Luís Barroso e Alexandre de Moraes.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo