Política

‘Muito em breve retomaremos nossa vida normal’, diz Bolsonaro em rede nacional

Segundo o presidente, em poucos meses o Brasil será ‘autossuficiente na produção das vacinas’

O presidente Jair Bolsonaro. Foto: Reprodução
Apoie Siga-nos no

Em pronunciamento em cadeia nacional de rádio e TV nesta terça-feira 23, o presidente Jair Bolsonaro disse que “muito em breve retomaremos nossa vida normal” e prometeu 500 milhões de doses contra a Covid-19 até o fim do ano.

Bolsonaro exaltou a atuação de seu governo em meio à pandemia. Segundo ele, em poucos meses o Brasil será “autossuficiente na produção das vacinas”.

 

“Estamos fazendo e vamos fazer de 2021 o ano da vacinação dos brasileiros”, afirmou Bolsonaro. “Somos incansáveis na luta contra o coronavírus. Essa é a missão e vamos cumpri-la.”

Ele exaltou o acordo com a Universidade de Oxford, assinado em julho de 2020, para a produção de 100 milhões de doses da vacina AstraZeneca. Também citou o acordo com o consórcio Covax Facility, para 42 milhões de doses, e reivindicou ainda seus créditos na aquisição da vacina do Instituto Butantan, com a liberação de 20 bilhões de reais em dezembro: “Possibilitou a aquisição da Coronavac”, afirmou.

“Quero destacar que hoje somos o quinto país que mais vacinou no mundo”, disse, ignorando que o Brasil está em 58º lugar no ranking de vacinação proporcional e 62º lugar no ritmo da imunização, de acordo com relatório da organização Our World in Data, divulgado na última semana. “Temos mais de 14 milhões de vacinados e mais de 32 milhões de doses de vacinas para todos os estados, graças às ações que tomamos logo no início da pandemia.”

O presidente sustentou que “em nenhum momento o governo deixou de tomar medidas importantes, tanto para combater o coronavírus, como para combater o caos na economia”.

Disse ainda que “sempre afirmou” que o governo adotaria qualquer vacina, desde que aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, “e assim foi feito”.

Não sabemos por quanto tempo teremos que enfrentar essa doença, mas a produção nacional vai garantir que possamos vacinar os brasileiros todos os anos, independentemente das variantes que possam surgir.

É a primeira aparição oficial de Bolsonaro em pronunciamento nas emissoras de TV e rádio neste ano. O discurso é realizado após o presidente da República dar posse a Marcelo Queiroga na chefia do Ministério da Saúde, como substituto de Eduardo Pazuello. A solenidade ocorreu a portas fechadas.

Também nesta data o Brasil marca o dia mais letal da pandemia, desde o início da 1ª onda da Covid-19, com 3.251 vítimas fatais registradas em somente 24 horas. O País está próximo de atingir os 300 mil mortos pela doença.

Em plena ascensão dos índices de óbitos e de contaminações, Bolsonaro havia entrado com uma ação no STF para derrubar medidas de combate à Covid-19 estabelecidas por governadores. No entanto, o presidente foi contrariado por decisão do ministro Marco Aurélio Mello, que rejeitou o ato e citou “visão totalitária”.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo