Justiça

MPF muda denúncia contra Roberto Jefferson e diz que ele assumiu o risco de matar policiais

Antes, a acusação do órgão era de que ele tinha a intenção de matar os agentes. Não há mudanças sobre penalidade

MPF muda denúncia contra Roberto Jefferson e diz que ele assumiu o risco de matar policiais
MPF muda denúncia contra Roberto Jefferson e diz que ele assumiu o risco de matar policiais
O ex-deputado Roberto Jefferson. Foto: Reprodução
Apoie Siga-nos no

O Ministério Público Federal alterou a tipificação da tentativa de homicídio do ex-deputado federal Roberto Jefferson no caso em que o parlamentar disparou contra agentes da Polícia Federal que estavam cumprindo mandado de prisão contra ele. 

Antes, a denúncia do órgão apontava que ele teve a intenção de matar os agentes —  tentativa de homicídio com dolo direto — e agora, o MPF aponta dolo eventual, ou seja, entende que ele assumiu o risco, mas que não teve intenção de matar. 

“Após a conclusão da fase de instrução, o acusado Roberto Jefferson praticou os crimes de tentativa de homicídio, com dolo eventual”, sustenta a procuradora responsável pelo caso, Luciana Gadelha.

No ano passado, em depoimento à Polícia Federal, ele admitiu ter disparado mais de 50 vezes e lançado três granadas. Apesar da mudança, não há nenhuma alteração na penalidade imputada ao ex-deputado, que pode chegar a 30 anos.

A signatária esclareceu nesta sexta-feira 18 que a medida não significa que o MPF abrandou a pena e acolheu o pedido da defesa.

“A tese da defesa é de que o acusado praticou os crimes de lesão corporal culposa, dano e resistência, não tendo praticado tentativa de homicídio. Já o MPF entende estar comprovada a prática de quatro tentativas de homicídio doloso”, ressaltou Gadelha, em nota.

Em fase final, a denúncia segue para posicionamento da defesa e decisão do Juízo. Posteriormente deve ser encaminhado para o Tribunal do Júri.

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

2026 já começou

Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.

A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.

Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.

Assine ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo