MPF: demarcação de terra no Ministério da Agricultura é inconstitucional

Ministério Público Federal afirma que mudança promovida por Bolsonaro coloca os interesses indígenas em conflito com a política agrícola

Wilson dias/Agência Brasil

Apoie Siga-nos no

O Ministério Público Federal (MPF) enviou uma nota nesta quinta-feira 7 aos procuradores da República e aos parlamentares do Congresso Nacional. Nela, o órgão defende a inconstitucionalidade da Medida Provisória que transfere competências de demarcação de terras indígenas da Fundação Nacional do Índio (Funai) para o Ministério da Agricultura.

A instituição afirma que ao transferir a demarcação, a MP coloca em conflito os interesses dos indígenas com a política agrícola da União. Essa foi a primeira ação de Bolsonaro como presidente da República, cumprindo assim uma de suas promessas de campanha.

A Câmara de Populações Indígenas e Comunidades Tradicionais, órgão do MPF responsável por cuidar de assuntos indígenas, foi quem assinou a nota. Os procuradores se posicionam contrários, também,  à transferência da Fundação Nacional do Índio (Funai) do Ministério da Justiça para o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. Eles enxergam na medida conflito entre as atribuições da pasta e os interesses peculiares dos indígenas.

A inconstitucionalidade da medida 

A Constituição de 1988 garantiu aos índios o reconhecimento de sua organização social, costumes, línguas, crenças e tradições. Também assegurou legitimidade das atividades produtivas indígenas, reservando-lhes o direito à preservação dos recursos ambientais necessários ao seu bem-estar e às suas atividades.

O MPF acredita que esse direito não será respeitado, pois haverá um conflito de interesses. O promotor do MP-SP, Gustavo Roberto Costa, explica que, além dessa garantia na Constituição, o Art. 169 da Organização Internacional do Trabalho determina que o Estado deve consultar as populações tradicionais para qualquer mudança. “A Organização já recebeu caráter de estatura constitucional pelo Supremo Tribunal Federal”, diz.

Costa é um dos participantes do coletivo “Transforma MP”,  grupo formado por procuradores federais e estaduais focado na defesa e promoção dos Direitos Humanos civis, políticos, econômicos, sociais, culturais e ambientais, priorizando os explorados, oprimidos, vulneráveis, excluídos e minorias.


O grupo vai intensificar a campanha do MPF para que o Congresso Nacional não aprove a medida. Caso isso aconteça, Costa acredita que será algo contestado no STF. “Se houver questionamento, e provavelmente terá, acredito que o Supremo poderá declarar inconstitucionalidade dessa lei e revogar seus efeitos”, conclui o promotor.

Leia a nota na íntegra 

 

 

Leia também

Para proteger e incentivar discussões produtivas, os comentários são exclusivos para assinantes de CartaCapital.

Já é assinante? Faça login
ASSINE CARTACAPITAL Seja assinante! Aproveite conteúdos exclusivos e tenha acesso total ao site.
Os comentários não representam a opinião da revista. A responsabilidade é do autor da mensagem.

0 comentário

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.