CartaExpressa

MPF denuncia mais cinco bolsonaristas envolvidos nos atos golpistas em Brasília

Quatro pessoas foram presas em flagrante; a quinta foi identificada em vídeo

Foto: Sergio Lima/AFP
Apoie Siga-nos no

O Ministério Público Federal apresentou uma denúncia contra cinco pessoas por ações de vandalismo e depredação na sede do Supremo Tribunal Federal em 8 de janeiro, dia em que apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) promoveram atos golpistas.

As denúncias foram encaminhadas ao STF. Segundo o MPF, quatro das cinco pessoas foram presas em flagrante naquela data. O quinto foi identificado em vídeo, segurando a réplica da Constituição Federal que fica exposta no prédio da Corte.

O Ministério Público aponta prática dos crimes de associação criminosa armada, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado contra o patrimônio da União, furto qualificado pelo rompimento de obstáculo e deterioração de patrimônio tombado.

Os presos em flagrante foram ouvidos em audiência de custódia e podem ser denunciadas por outros crimes, como organização criminosa, terrorismo e agressão a policiais e a jornalistas.

De acordo com o MPF, novas denúncias podem ser apresentadas nos próximos dias. O órgão já solicitou a abertura de sete inquéritos ao STF, para identificar e responsabilizar os envolvidos nos ataques.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo