Justiça

MP junto ao TCU pede arquivamento de processo sobre contrato de Moro em consultoria dos EUA

O pré-candidato à Presidência revelou na semana passada quanto recebeu de empresa que prestava serviços à Odebrecht

O pré-candidato à Presidência pelo Podemos, Sergio Moro. Foto: Eduardo Matysiak/AFP
Apoie Siga-nos no

O subprocurador Lucas Rocha Furtado, do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União, solicitou o arquivamento do processo que analisa a relação entre o ex-juiz da Lava Jato Sergio Moro e a consultoria norte-americana Alvarez & Marsal, que atuava na recuperação da empreiteira Odebrecht.

O pedido foi enviado ao ministro Bruno Dantas, do TCU, depois de Moro apresentar publicamente o salário que recebeu na empresa. As conclusões e elementos processuais agora devem ser encaminhados à Receita Federal. Bruno Dantas ainda deve se manfiestar sobre o pedido.

Na semana passada, Moro revelou que recebeu cerca de 3,7 milhões de reais no período em que trabalhou na consultoria como “sócio-diretor”, entre novembro de 2020 e outubro de 2021. O contrato foi rompido antes do previsto, porque Moro queria se tornar pré-candidato à Presidência.

Juristas críticos a Moro apontam conflito de interesses, já que ele era juiz dos processos da Odebrecht e depois foi trabalhar para a empresa que prestava serviços à empreiteira.

 

ENTENDA MAIS SOBRE: ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar