Justiça

MP Eleitoral pede investigação de Pastor Isidório por transfobia contra Erika Hilton

Na sessão, deputados discutiam o projeto de lei impulsionado pela extrema-direita para proibir o casamento homoafetivo no Brasil

Isidório se referiu à deputada Érika Hilton como "amigo". Fotos: Câmara dos Deputados/Reprodução
Apoie Siga-nos no

A Procuradoria-Geral Eleitoral defendeu a abertura de uma investigação sobre o deputado Pastor Sargento Isidório por transfobia contra a deputada Erika Hilton (PSOL-SP).

Em uma audiência da Câmara na semana passada, Isidório se referiu a Hilton como “amigo”. Naquela sessão, deputados discutiam o projeto de lei impulsionado pela extrema-direita para proibir o casamento homoafetivo no Brasil.

Segundo o Ministério Público Eleitoral, os fatos narrados demandam apuração, além de ações como a preservação do vídeo da sessão e os depoimentos da vítima e de testemunhas.

A peça é assinada pela procuradora Raquel Branquinho Nascimento, coordenadora do Grupo de Trabalho Violência Política de Gênero no MP.

“Na ocasião, em falas absurdas ele afirmou que ‘homem nasce com binga’ e ‘mulher nasce com tcheca’. Na sequência, a deputada Erika Hilton, uma mulher trans, foi chamada no masculino de ‘meu amigo’ pelo deputado”, diz um trecho do documento.

Além de transfobia, segundo a PGE, o ato de Isidório viola um dispositivo da Lei 14.192/2021, a fixar normas de prevenção, repressão e combate à violência política de gênero.

A legislação estabeleceu no Código Eleitoral o tipo penal do artigo 326-B, a dispor sobre:

“Assediar, constranger, humilhar, perseguir ou ameaçar, por qualquer meio, candidata a cargo eletivo ou detentora de mandato eletivo, utilizando-se de menosprezo ou discriminação à condição de mulher ou à sua cor, raça ou etnia, com a finalidade de impedir ou de dificultar a sua campanha eleitoral ou o desempenho de seu mandato eletivo”.

A pena prevista é de reclusão de um a quatro anos e multa. Por ser um deputado, Isidório conta com foro por prerrogativa de função. Assim, eventual investigação só pode ocorrer no âmbito do Supremo Tribunal Federal.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo