Política

Após fala transfóbica de deputado, Erika Hilton aciona MPF e pede R$ 3 milhões em danos

Na ocasião, Isidório se referiu à deputada Érika Hilton como “amigo”

Isidório se referiu à deputada Érika Hilton como "amigo". Fotos: Câmara dos Deputados/Reprodução
Apoie Siga-nos no

A deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) decidiu acionar o Ministério Público Federal (MPF) após ser alvo de uma fala transfóbica por parte do Pastor Isidório (Avante-BA). A deputada vai pedir R$ 3 milhões em danos morais coletivos e pede que Isidório responda pelo crime de transfobia.

Na ocasião, Isidório se referiu à deputada Érika Hilton como “amigo”. O caso aconteceu nesta terça-feira 20 durante a sessão da da Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família, que iria analisar o Projeto de Lei que proíbe o casamento homoafetivo no Brasil.

Na mesma sessão, o deputado, que se considera “ex-gay”, afirmou que mulher e homem são colocados juntos para fins de “procriação” e pela “família”.

As falas de Isidório geraram protestos por parte dos parlamentares que estavam na casa. Nas redes sociais, Erika afirmou que a sessão foi um “show de horrores”.

“Novamente presenciamos fundamentalistas que cultuam o ódio atacar as existências de pessoas LGBTQIA+ e o direito, embasado em cláusula pétrea da Constituição, ao casamento homoafetivo.”, disse.

“Seguiremos em luta e ocuparemos cada vez mais nossos lugares de direito. Seja o casório ou a política”, completou a parlamentar. Uma nova audiência pública acontece na terça 26, com votação na quarta 27.

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo