Política

assine e leia

Morde e assopra

A ambiguidade na manifestação na Avenida Paulista soou como uma estratégia premeditada dos bolsonaristas

Canarinhos. Enquanto Bolsonaro implorava por uma anistia ampla, geral e irrestrita, o pastor Malafaia praguejava contra os “infiéis” – Imagem: Nelson Almeida/AFP
Apoie Siga-nos no

A manifestação bolsonarista na Avenida Paulista, no domingo 25, revelou também sua estratégia. Tanto o resultado do ato quanto o que ele revelou mostraram um jogo de ambiguidades. Por um lado, o evento foi defensivo, veio imantado pelo medo das investigações conduzidas pela Polícia Federal sobre a tentativa de golpe de Estado. Medo também dos julgamentos do Supremo Tribunal Federal acerca dos atos e iniciativas ligados a essa tentativa. O risco de prisão da cúpula cívico-militar dessa conspirata e do próprio Jair Bolsonaro é real. Por outro lado, a magnitude da manifestação, independentemente das controvérsias sobre o número de participantes, indica a força política e mobilizadora mantida pelo bolsonarismo. Trata-se de um ato que quer manter a iniciativa da disputa política nas mãos da extrema-direita. Nisso, foi exitoso.

A estratégia da ambiguidade parece ter sido uma escolha deliberada dos promotores do evento. Essa estratégia defensiva/ofensiva revelou-se também nos discursos. Bolsonaro encarnou a defensiva: pouco atacou, assumiu o figurino do “pacificador” e propôs a anistia aos participantes dos atos golpistas. Coube ao pastor Silas Malafaia partir para o ataque. O ministro Alexandre de Moraes e o STF foram os alvos preferidos. Sobrou também para o governo Lula.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo