Justiça

Moraes pede informações sobre a saúde de Roberto Jefferson

O ex-deputado está preso por incitar atos de violência contra ministros do STF desde 13 de agosto

O ex-deputado federal Roberto Jefferson. Foto: Reprodução/Redes Sociais
Apoie Siga-nos no

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, pediu informações ao hospital do complexo penitenciário de Gericinó, em Bangu, no Rio de Janeiro, sobre o estado de saúde do ex-deputado Roberto Jefferson.

O presidente do PTB, que está preso desde 13 de agosto por incitar atos de violência contra ministros da Suprema Corte, requisitou a transferência para um hospital particular depois de passar mal. Segundo a defesa do dirigente partidário, ele corre risco de morte.

Na terça-feira 31, Moraes negou a transição de regime prisional para o regime domiciliar por entender que a defesa não havia apresentado laudos que justificassem a condição de saúde de Jefferson. 

“Não há quaisquer provas conclusivas sobre a condição de saúde do custodiado, que até a data da prisão exercia plenamente a presidência de partido político, realizando atividade política intensa – sem respeitar qualquer isolamento social –, inclusive com diversas visitas em gabinetes em Brasília, distante de sua residência no interior do Estado do Rio de Janeiro; a demonstrar sua aptidão física para viagens de longa distância”, afirma trecho da decisão. 

O ministro afirmou ainda que o político “postava em suas redes sociais vídeos atacando os Poderes da República e o Estado Democrático de Direito, sendo que, em muitas ocasiões portava armas de fogo, praticando tiro ao alvo” e que “didática e criminosamente” tentava ensinar as pessoas a agredir agentes públicos.

“Em nenhum desses momentos, demonstrou qualquer debilidade física que o impedisse da prática de seus afazeres diários. Tais alegações somente surgiram, coincidentemente, após a decretação de sua prisão preventiva e a notícia do oferecimento da denúncia pela Procuradoria Geral da República”, afirmou o magistrado.

Nas redes sociais, a filha do pedetista, a ex-deputada Cristiane Brasil, tem afirmado que o pai corre risco e pede ajuda ao presidente Jair Bolsonaro e aliados para tirar Roberto Jefferson da prisão. 

Em nota, o PTB disse que o político foi diagnosticado esta semana com pielonefrite aguda bilateral, uma infecção que atinge os rins.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo