Justiça
Moraes pede informações sobre a saúde de Roberto Jefferson
O ex-deputado está preso por incitar atos de violência contra ministros do STF desde 13 de agosto


O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, pediu informações ao hospital do complexo penitenciário de Gericinó, em Bangu, no Rio de Janeiro, sobre o estado de saúde do ex-deputado Roberto Jefferson.
O presidente do PTB, que está preso desde 13 de agosto por incitar atos de violência contra ministros da Suprema Corte, requisitou a transferência para um hospital particular depois de passar mal. Segundo a defesa do dirigente partidário, ele corre risco de morte.
Na terça-feira 31, Moraes negou a transição de regime prisional para o regime domiciliar por entender que a defesa não havia apresentado laudos que justificassem a condição de saúde de Jefferson.
“Não há quaisquer provas conclusivas sobre a condição de saúde do custodiado, que até a data da prisão exercia plenamente a presidência de partido político, realizando atividade política intensa – sem respeitar qualquer isolamento social –, inclusive com diversas visitas em gabinetes em Brasília, distante de sua residência no interior do Estado do Rio de Janeiro; a demonstrar sua aptidão física para viagens de longa distância”, afirma trecho da decisão.
O ministro afirmou ainda que o político “postava em suas redes sociais vídeos atacando os Poderes da República e o Estado Democrático de Direito, sendo que, em muitas ocasiões portava armas de fogo, praticando tiro ao alvo” e que “didática e criminosamente” tentava ensinar as pessoas a agredir agentes públicos.
“Em nenhum desses momentos, demonstrou qualquer debilidade física que o impedisse da prática de seus afazeres diários. Tais alegações somente surgiram, coincidentemente, após a decretação de sua prisão preventiva e a notícia do oferecimento da denúncia pela Procuradoria Geral da República”, afirmou o magistrado.
Nas redes sociais, a filha do pedetista, a ex-deputada Cristiane Brasil, tem afirmado que o pai corre risco e pede ajuda ao presidente Jair Bolsonaro e aliados para tirar Roberto Jefferson da prisão.
Em nota, o PTB disse que o político foi diagnosticado esta semana com pielonefrite aguda bilateral, uma infecção que atinge os rins.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.