Justiça

Moraes manda Presidência detalhar viagem de Carlos Bolsonaro à Rússia

A decisão se dá no âmbito de uma ação apresentada pelo senador Randolfe Rodrigues, da Rede do Amapá

Foto: Divulgação
Apoie Siga-nos no

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, estabeleceu nesta sexta-feira 4 o prazo de cinco dias para que a Presidência da República explique “as condições oficiais de participação” do vereador carioca Carlos Bolsonaro, do Republicanos, na comitiva presidencial que viajou à Rússia em fevereiro.

Moraes determinou a apresentação de dados sobre a agenda em Moscou e os gastos, como em diárias. Também mandou a Câmara Municipal do Rio informar se houve licença oficial do vereador no período da viagem.

A decisão se dá no âmbito de uma ação apresentada pelo senador Randolfe Rodrigues, da Rede do Amapá.

Randolfe cobrou a apuração das “circunstâncias da viagem da comitiva presidencial à Rússia, em especial dos integrantes do conhecido ‘Gabinete do Ódio’, e seus reflexos sobre a integridade das eleições de 2022”.

Segundo Randolfe, ministros como Paulo Guedes, Anderson Torres e Tereza Cristina foram preteridos “para manutenção das presenças questionáveis do vereador internacional Carlos Bolsonaro e do ‘especialista’ internacional Tercio Arnaud, que estariam tendo agendas bastante estranhas em solo russo”.

Na quarta-feira 2, a Procuradoria-Geral da República afirmou ao STF que não identificou indícios de crime na ida de integrantes do chamado “Gabinete do Ódio” à Rússia, mas pediu que fosse enviado um ofício ao Palácio do Planalto para que o governo preste informações sobre o assunto “se entender pertinente”.

Na peça, Randolfe também pede que a viagem de Carlos e Arnauld seja incluída no Inquérito das Milícias Digitais.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo