Política

‘Vereador internacional’: Viagem de Carlos Bolsonaro à Rússia pode entrar na mira do STF

Petição apresentada pelo senador Randolfe Rodrigues pede apuração das ‘circunstâncias da viagem, em especial dos integrantes do conhecido gabinete do ódio’

Foto: Reprodução/CNN
Apoie Siga-nos no

O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) apresentou uma petição ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, que pode colocar a viagem do vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ) à Rússia no Inquérito da Milícia Digital.

O objetivo, diz o parlamentar, é apurar “as circunstâncias da viagem da comitiva presidencial à Rússia, em especial dos integrantes do conhecido ‘gabinete do ódio’, e seus reflexos sobre a integridade das eleições de 2022”.

Segundo Randolfe, ministros como Paulo Guedes, Anderson Torres e Tereza Cristina foram preteridos “para manutenção das presenças questionáveis do vereador internacional Carlos Bolsonaro e do ‘especialista’ internacional Tercio Arnaud, que estariam tendo agendas bastante estranhas em solo russo”.

Arnaud é apresentado na petição como “conhecido integrante do ‘gabinete do ódio’ e articulador de fake news“.

A peça menciona que “a origem dos principais ataques hackers é a Rússia, comprovadamente envolvida com a votação do Brexit em 20169 e as eleições norte-americanas em 2016 e 2020″. Também cita os ataques do presidente Jair Bolsonaro ao sistema eleitoral brasileiro.

“Qual a verdadeira razão para uma viagem à Rússia em momento internacional tão delicado, com uma comitiva sui generis, com ausência de ministros e a presença de numerosos integrantes de seu gabinete do ódio, e no início do ano eleitoral, cujo pleito, ao que indicam as pesquisas de intenções de votos e de rejeição ao governo até o presente momento, [Bolsonaro] perderá?”, questiona a petição.

Randolfe pede que o STF obrigue a Presidência da República a apresentar, em até 24 horas:

  • “relação nominal dos integrantes da comitiva presidencial;
  • agenda individualizada de cada um dos integrantes da comitiva presidencial com a exposição sumária dos temas tratados e das contrapartes envolvidas;
  • resultados individualizados e concretos das agendas dos integrantes da comitiva presidencial, inclusive e sobretudo daqueles integrantes do já conhecido ‘gabinete do ódio’, como o vereador Carlos Bolsonaro e o assessor Tércio Arnaud; e
  • tomada do depoimento do vereador Carlos Bolsonaro e do assessor Tércio Arnaud”.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo