Justiça

Moraes desbloqueia contas de empresários acusados de compartilharem mensagens golpistas no WhatsApp

Ministro avaliou que medida não era mais necessária após o 7 de Setembro e a quebra do sigilo que permitirá aprofundar as investigações

Moraes desbloqueia contas de empresários acusados de compartilharem mensagens golpistas no WhatsApp
Moraes desbloqueia contas de empresários acusados de compartilharem mensagens golpistas no WhatsApp
O ministro Alexandre de Moraes, do STF e do TSE. AFP PHOTO/TSE/SECOM/ANTONIO AUGUSTO
Apoie Siga-nos no

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF) desbloqueou as contas bancárias dos empresários bolsonaristas investigados sob a suspeita de divulgar mensagens golpistas em um grupo de WhatsApp. Ele destacou que a medida foi tomada “diante possibilidade de utilização de recursos para o financiamento de atos ilícitos e antidemocráticos”, mas avaliou que agora ela não é mais necessária. Havia o temor de que eles pudessem tentar financiar atos antidemocráticos durante os atos do feriado da independência.

“Em razão da passagem do feriado de 7/9/2022 e da efetivação do afastamento dos sigilos bancários dos investigados, medida que possibilitará o aprofundamento da investigação e verificação de eventual financiamento de atos criminosos, não configura-se mais necessária a manutenção do bloqueio dos ativos financeiros das pessoas nominadas”, diz trecho da decisão.

Moraes determinou que o Banco Central informe as instituições financeiras sobre o desbloqueio imediato das contas.

No mês passado, por ordem do ministro, a Polícia Federal cumpriu mandados de busca e apreensão contra os oito empresários. Os diálogos foram revelados pelo site “Metrópoles”. A lista de alvos inclui o empresário Luciano Hang, dono da rede de lojas Havan, e Meyer Nigri, da Tecnisa. Também são alvos os empresários Afrânio Barreira Filho, Ivan Wrobel, José Isaac Peres, José Koury, Luiz André Tissot e Marco Aurélio Raymundo.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo