Justiça

Moraes concede regime semiaberto ao bolsonarista Daniel Silveira

O STF condenou o ex-deputado a oito anos e nove meses de prisão por ameaça ao Estado Democrático de Direito e coação no curso do processo

Moraes concede regime semiaberto ao bolsonarista Daniel Silveira
Moraes concede regime semiaberto ao bolsonarista Daniel Silveira
O ex-deputado federal Daniel Silveira. Foto: Reprodução/Redes Sociais
Apoie Siga-nos no

O ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes concedeu nesta segunda-feira 7 a progressão ao regime semiaberto para o ex-deputado federal Daniel Silveira.

A Corte condenou o bolsonarista em 2022 a oito anos e nove meses de prisão por ameaça ao Estado Democrático de Direito e coação no curso do processo. Ele está preso desde 2 de fevereiro de 2023, um dia após o término de seu mandato. A pena chegou a ser perdoada por Jair Bolsonaro (PL), mas o STF anulou o indulto.

“Na presente hipótese, estão presentes todos os requisitos legais exigidos para a progressão do sentenciado ao regime semiaberto de cumprimento de sua pena privativa de liberdade”, escreveu Moraes. A determinação do magistrado acolhe uma recomendação da Procuradoria-Geral da República.

Moraes alertou que o semiaberto poderá ser revogado caso Silveira cometa um crime doloso ou uma falta grave ou, ainda, sofra uma condenação por crime anterior cuja pena torne incabível o regime.

No semiaberto, o condenado fica sujeito a trabalho durante o período diurno em colônia agrícola, industrial ou estabelecimento similar. Além disso, o trabalho externo é admissível, bem como a frequência a cursos supletivos profissionalizantes, de instrução de segundo grau ou superior.

Moraes determinou em agosto, antes de decidir sobre a progressão de regime, a realização de um exame criminológico. A ordem decorreu de uma manifestação da PGR segundo a qual não havia prova de boa conduta carcerária do ex-parlamentar.

A Secretaria Estadual de Administração Penitenciária do Rio de Janeiro mandou ao Supremo o laudo do exame, mas Moraes contestou o resultado na primeira análise. Posteriormente, chegaram as informações requeridas.

Moraes escreveu nesta segunda: “Diante do exposto, defiro a progressão para o regime semiaberto ao sentenciado Daniel Lúcio da Silviera e determino à Secretaria Estadual de Administração Penitenciária do estado do Rio de Janeiro a adoção das providencias cabíveis para a realização de sua transferência para colônia agrícola, industrial ou estabelecimento similar, comunicando-se, imediatamente, o Supremo Tribunal Federal”.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo