Justiça

Moraes arquiva inquérito contra deputada por suposto envolvimento no 8 de Janeiro

A investigação mostrou que Clarissa Tércio (PP-PE) não estava em Brasília no dia do quebra-quebra bolsonarista

Moraes arquiva inquérito contra deputada por suposto envolvimento no 8 de Janeiro
Moraes arquiva inquérito contra deputada por suposto envolvimento no 8 de Janeiro
A deputada federal Clarissa Tércio. Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados
Apoie Siga-nos no

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, determinou o arquivamento de uma investigação sobre a deputada federal Clarissa Tércio (PP-PE) por suspeita de incitação aos atos golpistas de 8 de Janeiro de 2023.

A decisão acompanha a avaliação da Procuradoria-Geral da República, que recomendou o encerramento do inquérito contra a parlamentar.

Enquanto bolsonaristas destruíam os prédios da Praça dos Três Poderes, Clarissa publicou um vídeo no qual uma pessoa afirmava que manifestantes haviam “tomado o poder”. Em depoimento à Polícia Federal, ela declarou ter recebido a gravação por Whatsapp e alegou que a postagem nas redes sociais partiu de um integrante de sua assessoria.

A PGR já havia se manifestado pelo arquivamento em maio de 2023, por meio do subprocurador-geral Carlos Frederico Santos, que comandava as apurações sobre o 8 de Janeiro. Depois de Paulo Gonet assumir a chefia do órgão, houve um pedido para que o casso retornasse à PF.

Após o andamento das novas investigações policiais, a PGR informou ao Supremo que Clarissa e o marido, Pastor Junior Tercio, deputado estadual pelo PP em Pernambuco, estavam fora de Brasília no dia dos atos golpistas, conforme identificado pela PF.

Clarissa Tercio tomou posse na Câmara em 1º de fevereiro de 2023. No dia seguinte à posse, o PSOL pediu a cassação dela e de outros três deputados bolsonaristas por quebra de decoro parlamentar, acusados de incentivar os ataques: Abílio Brunini (PL-MT), André Fernandes (PL-CE) e Silvia Waiãpi (PL-AP).

A deputada pernambucana foi candidata à prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, na região metropolitana do Recife, mas não foi eleita. Ela ficou na segunda posição, com 20,23% dos votos válidos. Mano Medeiros (PL) foi eleito em primeiro turno, com 55,93%.

Fernandes e Brunini concorrem às prefeituras de Fortaleza e Cuiabá, respectivamente. Ambos disputam o segundo turno.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo