Justiça
Moraes aplica nova multa de R$ 2,6 milhões a Daniel Silveira, diz jornal
Esta é a quinta multa recebida pelo deputado bolsonarista, que deve R$ 4,3 milhões por desrespeitar as medidas impostas pelo STF


O ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes aplicou uma nova multa ao deputado da bolsonarista Daniel Silveira (PTB-RJ) após o parlamentar tornar a desrespeitar as medidas cautelares impostas pela Corte. A decisão é sigilosa, mas foi revelada pela coluna da jornalista Malu Gaspar, no jornal O Globo.
A multa, segundo a decisão, é de 2,6 milhões de reais e se soma a outras quatro já aplicadas a Silveira. Ao todo, ele deve um total de 4,3 milhões de reais por não respeitar decisões do STF.
Segundo Moraes, Silveira quebrou as medidas cautelares impostas a ele em ao menos 175 ocasiões. Os principais itens são o não uso da tornozeleira eletrônica e as entrevistas concedidas pelo parlamentar sem autorização judicial.
O deputado, vale lembrar, foi condenado a quase 9 anos de prisão por atos antidemocráticos e ameaças e incitação a violência contra os ministros do Supremo. Após a condenação, ele recebeu um indulto editado por Jair Bolsonaro.
O indulto, argumenta Moraes na decisão, não é um impeditivo para a aplicação das multas, uma vez que elas versam sobre medidas cautelares. A determinação do ministro também rejeitou um pedido da Procuradoria-Geral da União, que argumentou que as medidas impostas pelo tribunal não poderiam perdurar indefinidamente. O pedido era assinado por Lindôra Araújo.
Silveira, por sua vez, tem argumentado que não cumpre as medidas cautelares porque recebeu o indulto do ex-capitão. Em um evento ao lado do presidente derrotado, o deputado confirmou não usar a tornozeleira e disse que o Judiciário não poderia fazer nada. Oficialmente, porém, Silveira e sua defesa não se manifestaram.
Deputado desde 2019, ele tentou concorrer ao cargo de senador nas últimas eleições, mas teve sua candidatura anulada pela Justiça Eleitoral.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

TSE mostrou que as milícias digitais serão combatidas e não influenciarão eleições, diz Moraes
Por CartaCapital
PF prende no Maranhão homem que ameaçou assassinar Alexandre de Moraes
Por CartaCapital