Política

Temer se torna réu por corrupção no caso da Eletronuclear

Ex-presidente é acusado ainda por lavagem de dinheiro e peculato; outros doze envolvidos, incluindo Moreira Franco, também foram implicados

(Foto: Isac Nobrega/PR) (Foto: Isac Nobrega/PR)
Apoie Siga-nos no

A força-tarefa da Lava Jato do Rio de Janeiro tornou o ex-presidente Michel Temer réu. Nesta terça 2, o juiz Marcelo Bretas acatou duas denúncias do MPF contra o ex-presidente por corrupção, lavagem de dinheiro e peculato no caso da Eletronuclear. Outros doze envolvidos, incluindo Moreira Franco, também foram implicados.

Esta é a segunda vez que Michel Temer é implicado na Justiça desde que foi preso, no dia 21 de março. No dia 28, a justiça de Brasília o tornou réu por corrupção passiva no caso da mala de 500 mil reais da JBS. A denúncia existe desde 2017, mas só se tornou ação penal depois que ele perdeu o foro especial ao deixar a Presidência.

Temer passou quatro dias na cadeia, e foi solto por um habeas corpus concedido pelo desembargador Ivan Athié. Na decisão, Athié considerou que eram frágeis as alegações da força-tarefa da Lava Jato para mantê-lo preso, e que a prisão preventiva havia se convertido em antecipação de pena. Ontem, o MPF pediu que o emedebista e outros sete beneficiados pela decisão voltassem para o xadrez.

Leia também: MPF pede que Temer e Moreira Franco voltem para a prisão

Denúncia do MPF paulista

Também nesta terça-feira, o Ministério Público Federal em São Paulo apresentou denúncia contra o ex-presidente e Maristela, sua filha, por lavagem de dinheiro, agravado por associação criminosa. O caso tramitava no Supremo Tribunal Federal (STF) e foi remetido para São Paulo em janeiro, quando Temer perdeu o foro especial.

Leia também: Temer se torna réu por mala de R$ 500 mil da JBS

A denúncia está no bojo da Operação Descontaminação, que investiga desvios na Eletronuclear, e motivou a prisão de Temer há doze dias. De acordo com os procuradores, o apartamento de Maristela, que fica em São Paulo, teve uma reforma paga com dinheiro de propina da Engevix. A empresa teria se beneficiado de contratos com Angra III, em obras há 35 anos.

O Coronel Lima e sua esposa, Maria Rita Fratezi, também foram denunciados. Segundo a PF, documentos indicam que o casal cuidou pessoalmente da reforma.

Leia também: Solto após habeas corpus, Michel Temer tem 62 milhões bloqueados

O criminalista Eduardo Carnelós, advogado de Temer, afirmou em nota que o emedebista jamais recebeu vantagem indevida e, por isso, não poderia ter lavado dinheiro ilícito. Carnelós questionou que, enquanto estava no STF, dizia-se que a verba usada na reforma teria sido paga por um delator sem relação com a Eletronuclear, mas que agora aparece relacionado a um delator associado à empresa. “Apesar disso, nenhuma das denúncias oferecidas depois pelo MPF/RJ imputou esses fatos, que, agora, surgem na acusação formulada pelo MPF/SP.”

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo