Política

Temer se torna réu por mala de R$ 500 mil da JBS

A denúncia contra o ex-presidente existe de 2017, mas a ação só se tornou penal pelo fim do foro privilegiado

Michel Temer (Foto: Mauro Pimentel/ AFP) Michel Temer (Foto: Mauro Pimentel/ AFP)
Apoie Siga-nos no

A 15ª Vara Federal Criminal de Brasília acolheu pedido da Procuradoria Geral da República e tornou o ex-presidente Michel Temer (MDB) réu pelo suposto crime de corrupção passiva no caso envolvendo propina de 500 mil reais da JBS.

A denúncia original afirmava que os pagamentos ao ex-presidente poderiam chegar até 38 milhões de reais ao longo de nove meses. O caso ganhou visibilidade quando o assessor de Temer  Rodrigo Rocha Loures foi filmado em abril de 2017 em ação da Polícia Federal ao receber uma mala contendo 500 mil reais de um executivo da holding J&F.

Na época, Temer e Loures foram denunciados pela suposta propina. Entretanto, a abertura de ação contra o ex-presidente foi barrada na Câmara. Com o fim do foro privilegiado de Temer, a investigação corre atualmente em segredo de justiça.

Leia também: Solto após habeas corpus, Michel Temer tem 62 milhões bloqueados

No entendimento do Ministério Público Federal, Rocha Loures atuou como ‘homem de confiança’ do ex-presidente. Os delatores da J&F dizem que foi prometida uma “aposentadoria” de 500 mil reais semanais durante 20 anos a Loures e a Temer.

Quando o ex-presidente foi denunciado pelo caso, sua defesa emitiu uma nota dizendo que a imputação ao ex-presidente é “desprovida de qualquer fundamento”.

Leia também: Entenda as acusações da Lava Jato do Rio contra Michel Temer

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar