Justiça
Mendonça autoriza a PF a intimar deputada bolsonarista por foto com arma e referência a Lula
Para deputados do PT, Júlia Zanatta (PL-SC) veiculou ‘uma grave ameaça contra a vida do presidente’


O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal, autorizou a Polícia Federal a intimar a deputada federal Júlia Zanatta (PL-SC), devido a uma postagem nas redes sociais interpretada por petistas como ameaça ao presidente Lula (PT).
Em 17 de março, a bolsonarista publicou uma foto em que portava uma arma de fogo e fazia referência a Lula. Na imagem, Zanatta vestia uma camiseta a estampar a frase “come and take it” (“venha e pegue”, em tradução livre do inglês) e a imagem de uma mão com quatro dedos atingida por três disparos. A postagem também trazia críticas às restrições impostas pelo governo Lula ao armamento da população.
Dias depois, os deputados federais Zeca Dirceu (PT-PR), líder do partido na Câmara, e Alencar Santana (PT-SP) protocolaram uma representação no STF, sob o argumento de que Zanatta veiculou “uma grave ameaça contra a vida do presidente Lula”.
Segundo a decisão de André Mendonça, assinada na quinta-feira 16, a PF tem 15 dias para intimar Zanatta a prestar depoimento “e os esclarecimentos cabíveis”. Ela, no entanto, não está obrigada pelo ministro a depor. A decisão acolhe um pedido da Procuradoria-Geral da República.
Mendonça avalia ser “prudente” uma apuração antes de “eventual deflagração formal do inquérito”. O objetivo, de acordo com o magistrado, é verificar a veracidade das informações e “os elementos minimamente indicativos da efetiva ocorrência dos delitos cogitados”.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Levantamento mostra derrocada do bolsonarismo nas redes sociais
Por CartaCapital
Massa critica Milei por acusações infundadas de fraude e lembra Trump e Bolsonaro
Por CartaCapital
Advogada diz que Zambelli cometeu crime de calúnia contra repatriado de Gaza
Por Victor Ohana
Zambelli avalia mover ação contra repatriado de Gaza para cancelar naturalização brasileira
Por Victor Ohana