Política

Mauro Cid é preso novamente após vazamento de áudios com críticas às investigações da PF

O ministro do STF entendeu que Cid descumpriu medidas cautelares e atuou para obstruir as investigações sobre suposto golpe de Estado

Bolsonaro ordenou a falsificação da carteira de vacinação, diz Mauro Cid – Imagem: Bruno Spada/Ag. Câmara
Apoie Siga-nos no

O tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro, voltou a ser preso nesta sexta-feira 22 após depoimento no Supremo Tribunal Federal.

A prisão foi determinada após áudios do militar com críticas às investigações da Polícia Federal serem publicados pela revista Veja.

A ordem de prisão foi expedida pelo ministro Alexandre de Moraes, relator das investigações no Supremo Tribunal Federal sobre uma articulação pró-golpe de Estado após as eleições de 2022.

O magistrado argumentou que Cid descumpriu medidas cautelares e atuou para obstruir as investigações da PF. O militar foi encaminhado ao Instituto Médico Legal, onde passará por exame de delito.

Antes de ser preso, o militar prestou esclarecimentos a um desembargador do gabinete de Moraes sobre as gravações.

Nos áudios publicados pela Veja, é possível ouvir duras críticas à atuação do magistrado. A um interlocutor, ele ainda afirmou que, durante interrogatórios, policiais o pressionaram a dizer coisas que não aconteceram.

A conversa, afirmou a revista, teria durado mais de uma hora. “Eles estão com a narrativa pronta. Eles não queriam saber a verdade, eles queriam só que eu confirmasse a narrativa deles. Entendeu?”, acrescentou Cid.

Sobre Moraes, a gravação mostra que o militar fez uma série de considerações a respeito da condução do processo que investiga a articulação pró-golpe – ele disse, por exemplo, que o magistrado “tem a sentença pronta”.

Os áudios teriam sido gravados após o último depoimento de Mauro Cid à PF, em 11 de março.

O militar é considerado uma das principais peças da apuração sobre a possível tentativa de golpe supostamente capitaneada por Bolsonaro, ministros do governo e integrantes das Forças Armadas.

Em setembro passado, o ex-ajudante de ordens da Presidência firmou acordo de colaboração premiada com os investigadores. O conteúdo da delação, contudo, é mantido sob sigilo pelo Supremo.

Após as gravações se tornarem públicas, os advogados de Cid explicaram que o conteúdo foi produzido em contexto de “desabafo”, no qual o militar “relata o difícil momento e a angústia pessoal, familiar e profissional” que está vivendo.

Primeira prisão 

Mauro Cid foi preso pela primeira vez em maio do ano passado, no âmbito da operação que investiga falsificação de cartões de vacinação de Bolsonaro, parentes e assessores. Ficou detido por seis meses e deixou a cadeia após fechar o acordo de delação premiada.

À época, prestou esclarecimentos que nortearam o trabalho da PF em inquéritos que miram o ex-presidente, entre eles o que apura a tentativa de golpe de Estado articulada após as eleições de 2022 com objetivo de impedir a posse de Lula (PT)

Na semana passada, Cid foi indiciado junto a Bolsonaro e outras 15 pessoas pela falsificação nos cartões de vacinação. A PF impultou a ele os crimes de falsidade ideológica, associação criminosa, uso de documento falso e tentativa de inserção de dados falsos em sistema de informações.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo