Política

Mandetta diz a aliados que quer sair do cargo, mas não vai se demitir

Apesar de ser criticado por Bolsonaro, ministro diz que mantém foco no combate à doença

Mandetta diz a aliados que quer sair do cargo, mas não vai se demitir
Mandetta diz a aliados que quer sair do cargo, mas não vai se demitir
O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. Foto: Marcos Corrêa/PR
Apoie Siga-nos no

Após receber críticas do presidente Jair Bolsonaro, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, tem dito a aliados que quer sair do cargo, mas não pedirá demissão. A informação é do jornal Folha de S. Paulo.

No entanto, segundo o veículo, o ministro deve deixar para Bolsonaro a decisão de demiti-lo no meio da pandemia de coronavírus. A avaliação é que Bolsonaro tem minado o seu trabalho e que a tendência é de que o quadro da saúde vai se agravar, provocando consequências imprevisíveis tanto para ele como para o presidente.

Na quinta-feira 2, o presidente da República disse à rádio Jovem Pan que não quer dispensar Mandetta, mas acusou o ministro de falta de humildade e frisou que “nenhum ministro é indemissível”.

O ministro da Saúde recebe afagos de diferentes autoridades públicas para que permaneça no posto. Em evento promovido pelo jornal Valor Econômico, nesta sexta-feira 3, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse que Bolsonaro “não tem coragem” de demitir Mandetta.

“É fundamental que, no meio do processo, a gente não tenha uma perda de um nome como o do Mandetta”, assinalou Maia.

Em coletiva de imprensa, o governador João Doria (PSDB) também manifestou publicamente sua solidariedade ao ministro.

Mandetta e Bolsonaro têm se bicado por defenderem estratégias diferentes para lidar com a pandemia de coronavírus. O ministro se mostra preocupado com a sobrecarga dos hospitais e pede o isolamento e a redução da “dinâmica social” para deter a proliferação da doença. Já o presidente desaprova o “confinamento em massa” porque crê que a medida prejudicará a economia.

O discurso de Mandetta à imprensa tem sido “foco na doença”, conforme reportou a colunista Andreia Sadi, do portal G1. Ao veículo, o ministro disse: “Lavoro, lavoro, lavoro”, que significa “trabalho” em italiano.

Segundo levantamento da XP Investimentos, 80% dos brasileiros defendem o isolamento social. A pesquisa mostra que 42% consideram que Bolsonaro tem uma atuação ruim ou péssima e 28% avaliam conduta boa ou ótima.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo