Justiça

Maioria dos brasileiros concorda com prisão dos participantes do 8 de Janeiro, revela pesquisa

Levantamento da CNT/MDA mostra que a atuação do Supremo Tribunal Federal soma mais avaliações positivas do que negativas

Reprodução/Twitter
Apoie Siga-nos no

A maioria dos eleitores brasileiros concorda com a punição dos participantes da tentativa de golpe no 8 de Janeiro que está sendo aplicada pelo Supremo Tribunal Federal. O apoio foi registrado em pesquisa da Confederação Nacional dos Transportes (CNT) com o instituto MDA, divulgada nesta terça-feira 3.

Conforme mostram os resultados, os brasileiros que concordam com a punição aplicada pelo tribunal são 63,2%. O grupo que discorda das penas aplicadas pelo STF soma 24,1%. Outros 12,7% disseram que não sabem avaliar.

O tribunal, até aqui, já condenou 6 participantes dos atos de 8 de Janeiro com penas que variam de 12 a 17 anos de prisão. A pesquisa revela um alto grau de acompanhamento dos casos. Ao todo, 56,9% dos entrevistados dizem ter conhecimento sobre os julgamentos.

Bolsonaro foi incitador

O levantamento desta terça-feira mostra, ainda, que uma parcela significativa dos brasileiros acredita que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi um incitador das manifestações golpistas do 8 de Janeiro. Ao todo, 48% dos entrevistados fazem essa afirmação. Para 39,6%, o ex-capitão não incentivou os atos.

Avaliação do STF

A pesquisa desta terça monitorou também a avaliação dos brasileiros sobre a atuação do STF. Neste momento, os que consideram a atuação da Corte como ‘boa’ ou ‘ótima’ soma 30,9%.

Já aqueles que apontam descontentamento com a fase atua do Supremo somam 28,8. Há outros 30,3% com a visão de que o tribunal desempenha um papel ‘regular’.

Porte de drogas

Por fim, a pesquisa ainda buscou a opinião dos entrevistados sobre o julgamento que avalia a descriminalização do porte de drogas no País. O caso, mostra a pesquisa, é acompanhado por 53% dos brasileiros.

Sobre o tema, 83% dos entrevistados disseram concordar com a proibição do porte de pequenas quantidades de drogas no Brasil. Só 15% concordam com a liberação.

A maconha para uso medicinal, por sua vez, tem apoio da maioria. São 63% dos brasileiros, segundo o levantamento. Há 31% que não concorda nem com esta modalidade de uso.

A pesquisa mostrou ainda que, no embate entre STF e Congresso no tema, os parlamentares têm mais apoio para tomar a decisão final. O tema está sendo discutido nos dois poderes. Para 45%, cabe ao Congresso decidir. Outros 32% acreditam que a palavra final deveria ser do Supremo.

A pesquisa

O CNT/MDA ouviu, presencialmente, 2.002 pessoas de todas as regiões do País, entre os dias 27 de setembro e 1º de outubro. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais e o nível de confiança chega a 95%. No recorte principal, o levantamento mostrou que Lula é aprovado por 54,9% dos eleitores.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo