Economia

Lula: ‘Vamos fazer em 4 anos o que só pensavam ser possível fazer em 20’

Em discurso com forte teor econômico, o petista destacou em MG a necessidade de recuperar direitos trabalhistas e retomar a valorização do salário mínimo

O ex-presidente Lula em Juiz de Fora (MG), em 11 de maio. Foto: Ricardo Stuckert
Apoie Siga-nos no

O ex-presidente Lula proferiu nesta quarta-feira 11, em Juiz de Fora (MG), um discurso com forte teor econômico e destacou a necessidade de recuperar direitos trabalhistas e retomar uma política de valorização do salário mínimo.

Lula, líder das pesquisas de intenção de voto, também fez um breve aceno ao eleitorado evangélico ao afirmar que os objetivos de seu programa estão na Constituição, na Declaração Universal dos Direitos Humanos e na Bíblia.

“Eu não posso ficar fazendo promessa, porque tenho consciência de que, se eu voltar, é para fazer mais do que já fiz. Vamos fazer em quatro anos aquilo que a gente pensava que só era possível fazer em 10, 15 ou 20 anos”, declarou o petista. “O Juscelino Kubitschek dizia: ‘Eu vou fazer 50 em 5’. Eu quero dizer que vou fazer 40 em 4 anos.”

Uma pesquisa Quaest/Genial divulgada nesta quarta 11 reforça o favoritismo de Lula, que soma 46% das intenções de voto, contra 29% do presidente Jair Bolsonaro (PL). Os candidatos da chamada terceira via seguem distantes dos dois primeiros colocados.

Em Minas, ao reafirmar o desejo de “voltar” e “se colocar como candidato”, Lula disse que o Brasil, em um eventual novo governo do PT, voltará “a ter trabalho com carteira profissional assinada”. Ao se dirigir aos empreendedores, defendeu oferta de crédito e afirmou que o País “não quer eternizar o emprego dos aplicativos, em que a pessoa trabalha para um patrão que não conhece, não tem descanso semanal remunerado, não tem férias, não tem seguridade social”.

O ex-presidente disparou contra a inflação, fora de controle sob o governo Bolsonaro. O IPCA, considerado o instrumento oficial de medição do índice, fechou abril em 1,06%, após uma alta de 1,62% em março. Trata-se da maior variação para um mês de abril em 26 anos (em 1996, chegou a 1,26%). Em 2022, o IPCA acumula elevação de 4,29%. Em 12 meses, o acumulado é de 12,12%, o maior nível para o período de um ano desde outubro de 2003, quando alcançou 13,98%.

“O salário está arrochado, ninguém consegue comprar um botijão de gás, encher o tanque do carro. A gente vai ao supermercado e à feira, vai pegando produto, perguntando o preço e largando. É o preço da irresponsabilidade”, criticou Lula. “Metade da inflação que você vê na TV é por causa dos preços controlados, energia elétrica, diesel, gás, gasolina. Esse presidente é um fanfarrão, só sabe contar mentira. É por isso que ele prefere não dar entrevista. Ele faz live, ele responde para ele.”

O petista acrescentou que “o que queremos está na Constituição, na Declaração Universal dos Direitos Humanos e na Bíblia” – esta, segundo Lula, “diz o que o povo pobre quer”.

E emendou: “Provamos que era possível aumentar o salário mínimo, comprar alimentação da agricultura familiar para merenda escolar e levar o pobre da periferia para fazer universidade. Neste País, nunca haviam levado a sério a educação para o povo de baixo”.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo