Política

Lula tem 46% das intenções de voto e segue favorito contra Bolsonaro, diz Quaest

O levantamento ainda aponta que os pré-candidatos da chamada terceira via não alcançaram os dois dígitos na corrida eleitoral

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL). Fotos: Ricardo Stuckert e Evaristo Sá/AFP
Apoie Siga-nos no

Pesquisa da Quaest/Genial divulgada nesta quarta-feira 11 confirma o favoritismo do ex-presidente Lula (PT) na eleição de outubro deste ano. O petista soma 46% das intenções de voto contra 29% do presidente Jair Bolsonaro (PL).

O levantamento ainda aponta que os pré-candidatos da chamada terceira via não alcançaram os dois dígitos na corrida eleitoral. Ciro Gomes (PDT) aparece com 7%, João Doria (PSDB) e André Janones (Avante) têm 3%, e Simone Tebet (MDB) e Luis Felipe D’Avila (Novo) têm 1%.

Para chegar aos resultados, o instituto entrevistou 2.000 eleitores entre os dias 5 e 8 de maio. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%.

De acordo com o levantamento, das cinco regiões do País, Lula só não lidera no Centro-Oeste, onde Bolsonaro leva vantagem.

“O favoritismo de Lula continua sendo explicado pela relevância da economia real na vida do cidadão. Para 50%, a economia é o principal problema enfrentado pelo país hoje”, analisou o diretor da Quaest, Felipe Nunes.  “Não por acaso, 58% dos brasileiros acham que Bolsonaro não merece um segundo mandato como presidente, enquanto 53% acham que Lula merece voltar a ocupar o Executivo federal”, acrescentou.

Segundo turno

A pesquisa também mostra que Lula venceria todos os adversários no segundo turno. Contra Bolsonaro, a diferença seria de 20 pontos: 54% x 34%.

Se o adversário fosse Ciro, o petista teria 53% contra 24% do pedetista. Se a rival fosse Tebet, o ex-presidente teria 58% e a emedebista 17%.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo