Política

Lula promete renegociar as dívidas de 80 milhões de brasileiros: ‘Temos que chamar os empresários e negociar’

Em Sergipe para um ato de campanha, o ex-presidente também voltou a criticar as declarações preconceituosas de Jair Bolsonaro contra nordestinos

Foto: Wendal Carmo
Apoie Siga-nos no

O ex-presidente Lula (PT) prometeu, nesta quinta-feira 12, que uma das suas prioridades, caso seja eleito para um terceiro mandato, será renegociar a dívida de 80 milhões de brasileiros. A declaração foi dada em Sergipe, onde o petista participa de uma caminhada com apoiadores. Por lá, antecipou que o plano é ‘limpar o nome’ de brasileiros que devem até 4 mil reais.

“A prioridade máxima, chega a ser prioridade zero, é combater a fome”, iniciou Lula durante a conversa com jornalistas. “A outra coisa que vou fazer, além de gerar emprego e acabar com a fome, é renegociar a dívida de 80 milhões de pessoas nesse País. Temos 80% de endividados com dívida de até, no máximo, 4 mil reais”.

O plano, conforme destacou, será abrir uma negociação entre governos e empresários do varejo, setor que acumula o maior volume de brasileiros endividados atualmente. “Temos que negociar uma parte da dívida que as pessoas têm com o varejo… com a Magalu, com a Casas Bahia, Pernambucanas…temos que chamar os empresários e negociar, propor negociação para tirar as pessoas endividadas do Serasa”, explicou.

Ainda no tema, Lula também tratou dos débitos dos brasileiros com os bancos. Segundo defendeu, atuará em uma repactuação sobre as taxas de juros e para a facilitação de linhas de créditos com melhores condições para a população. “Os bancos, além da taxa de juros, quando faz uma dívida no banco, tem uma quantidade de penduricalho que triplica tua dívida”, criticou.

As renegociações propostas nesta quinta-feira, vale dizer, também eram pilares do plano de governo de Ciro Gomes (PDT). A incorporação de medidas para zerar as dívidas foi um dos pedidos do PDT, que ficou em quarto lugar no primeiro turno, para o apoio a Lula nesta segunda etapa do pleito. O programa de renda mínima e o oferecimento de educação em tempo integral também foram outras propostas que a legenda de Ciro solicitou que fossem endossadas no plano de governo petista.

Na conversa com jornalistas, o ex-presidente tornou ainda a criticar Jair Bolsonaro (PL) pelo baixo investimento feito no Nordeste brasileiro e, em especial, pelas declarações preconceituosas proferidas pelo ex-capitão sobre os moradores da região ao dizer que votaram em peso no Lula por serem analfabetos.

“O atual presidente tem mentido muito. Já cheguei em estados que ele tem distribuído panfletos dizendo que ele está fazendo tal coisa e muitas vezes não está fazendo nada”, destacou. “Ele está pensando que as pessoas são bobas e tanta enganar essas pessoas”, completou o petista.

Mais adiante, subiu o tom: “Vocês viram a loucura que foi o Bolsonaro dizer que os nordestinos votam em mim porque são analfabetos. […] Eu digo, se você tem uma gota de sangue nordestino não pode votar no Bolsonaro”.

Após a entrevista, Lula seguiu em caminhada com apoiadores pelas ruas de Aracaju. Ainda nesta quinta-feira, Lula deve fazer um ato ao lado do candidato do MDB ao governo de Alagoas, Paulo Dantas. O petista encerra o giro pelo Nordeste na sexta-feira 14 em Recife.

Em resposta à passagem do petista pelo Nordeste, Bolsonaro também viaja pela região a partir desta quinta. O primeiro destino é Pernambuco, onde se encontra com lideranças religiosas e realiza atividades de campanha.

A avaliação de aliados, no entanto, é que, mesmo com as agendas intensas nos estados, dificilmente o ex-capitão irá virar a disputa eleitoral na região. A expectativa, porém, é reduzir a diferença entre eles. Apenas em Sergipe, onde Lula esteve nesta manhã, foram quase 500 mil votos a mais para o petista no primeiro turno. No estado, há atos bolsonaristas programados para o dia 16, com a presença de Michelle e Damares, e 21, com a participação de Bolsonaro.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo