Política

PDT anuncia apoio a Lula contra Bolsonaro no 2º turno: ‘É o 12 + 1’

O partido afirma que o ex-presidenciável Ciro Gomes seguirá a decisão da Executiva Nacional

Foto: Reprodução
Apoie Siga-nos no

O PDT oficializou nesta terça-feira 4 o apoio a Lula (PT) no segundo turno da eleição presidencial, a ser disputado contra Jair Bolsonaro (PL) em 30 de outubro. O anúncio partiu do presidente da legenda, Carlos Lupi, após reunião da Executiva Nacional.

“Tomamos uma decisão unânime. Apoiaremos o mais próximo da gente, que é a candidatura do Lula. Eu chamo de 12 + 1”, declarou Lupi a jornalistas.

No primeiro turno, Lula obteve 48,4% dos votos válidos, ante 43,2% de Bolsonaro. Ciro Gomes, o presidenciável do PDT, terminou na quarta posição, com 3%, atrás também de Simone Tebet (MDB), que recebeu 4,1%. Segundo Lupi, Ciro confirmou que seguirá integralmente a decisão de sua legenda.

Logo após a primeira votação, em contato com a presidenta do PT, Gleisi Hoffmann, Lupi sugeriu que o partido de Lula incorporasse três propostas de Ciro: um programa para zerar dívidas do SPC, um plano de renda mínima e um projeto de educação em tempo integral.

Segundo Lupi, outra proposta será levada ao PT: o Código Brasileiro do Trabalho, a fim de contemplar, por exemplo, direitos dos entregadores de aplicativos.

Antes mesmo de formalizada a aliança com Lula no segundo turno, Lupi já afirmava considerar “muito difícil” Ciro não acompanhar a orientação de seu partido.

Ainda no domingo 2, logo após o Tribunal Superior Eleitoral confirmar a realização de um segundo turno entre Lula e Bolsonaro, Ciro convocou um pronunciamento para agradecer a seus eleitores e pedir “mais algumas horas” para dialogar com amigos e com o PDT, “para que a gente possa achar o melhor caminho, o melhor equilíbrio para bem servir a Nação brasileira”.

As últimas semanas da campanha de Ciro foram marcadas por uma intensificação nos ataques a Lula e ao PT e pelo discurso contra o chamado voto útil. Às vésperas do primeiro turno, Ciro chegou a lançar um “manifesto” para reafirmar sua candidatura diante do que viu como uma “campanha de intimidação, mentiras e de operações de destruição de imagens”.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo