Justiça
Lula observará gênero na próxima escolha ao STF, diz ministra das Mulheres
Presidente deverá indicar ministro para ocupar a vaga de Rosa Weber, que se aposenta em outubro


A ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, afirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) levará em conta a igualdade de gênero e a diversidade para indicar o nome para ocupar a cadeira deixada por Rosa Weber no Supremo Tribunal Federal. Aposentadoria da ministra é esperada até outubro.
“Defendo mulheres nos espaços de poder. Acho que vamos avançar. O Lula vai considerar isso na hora de nomear e vai ouvir com carinho”, disse a ministra, em entrevista ao site Metrópoles publicada nesta sexta-feira 30.
“Ele ouvirá ministros e outras pessoas, mas acredito que não vai diminuir [o número de mulheres no STF]. Não significa que eu vou influenciar, mas acredito que o presidente Lula tem sensibilidade suficiente para perceber isso”, declarou Cida.
Sobre a possível indicação de uma mulher negra ao cargo, a ministra afirma que Lula promoverá a diversidade na Corte, que nunca teve entre seus integrantes uma juíza negra.
“Vejo espaço para ter diversidade. O presidente Lula tem mostrado isso, ele está discutindo. A fala dele na França foi muito importante, dizendo que os países precisam enfrentar a desigualdade racial, de gênero e ambiental. Ele tem colocado essas questões, são uma pauta permanente dele. Então, espero que sim”, afirmou.
Ainda que se indique uma mulher à vaga de Rosa, a composição da Suprema Corte se manterá com maioria masculina. Caso a escolha seja por um homem, a Corte contará apenas com Cármen Lucia como ministra.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Zanin no STF é uma vitória do Brasil, diz Lula em Paris
Por CartaCapital
STF marca a posse de Cristiano Zanin para o início de agosto
Por CartaCapital
Juristas apresentam manifesto para que Lula indique uma mulher negra ao STF
Por Victor Ohana
Silvio Almeida defende a indicação de uma mulher negra para o STF: ‘É fundamental’
Por CartaCapital