CartaExpressa

Zanin no STF é uma vitória do Brasil, diz Lula em Paris

No Senado, o ex-advogado do presidente obteve 58 votos favoráveis à sua indicação, ante 18 contrários

O novo ministro do STF, Cristiano Zanin. Foto: Pedro França/Agência Senado
Apoie Siga-nos no

O presidente Lula (PT) elogiou nesta quinta-feira 22 a aprovação de seu ex-advogado Cristiano Zanin como ministro do Supremo Tribunal Federal.

A posse do novo magistrado ocorrerá em 3 de agosto. No Senado, em votação secreta, Zanin obteve 58 votos favoráveis à sua indicação, ante 18 contrários. Ele precisava do endosso de pelo menos 41 dos 81 senadores para ocupar a cadeira do ministro recém-aposentado Ricardo Lewandowski.

“Quem ganhou foi o Brasil e foi a Suprema Corte, que vai ter alguém com muita qualidade para decidir o cumprimento da Constituição Federal”, disse Lula a jornalistas após jantar com chefes de Estado e de governo no Palácio Eliseu, em Paris, a convite do presidente Emmanuel Macron.

O petista ainda afirmou ter ficado feliz “pelo comportamento do Senado, da Comissão de Constituição e Justiça e do plenário”.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Relacionadas

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar