Política

Lula leva Tebet à TV no 2º turno; programa de Bolsonaro diz que ‘a mamata acabou’

O petista também fez um aceno aos evangélicos, apontou os fracassos do ex-capitão e expôs planos para a economia

Foto: Reprodução
Apoie Siga-nos no

A propaganda eleitoral na TV e no rádio para o segundo turno começou nesta sexta-feira 7. De acordo com o plano de mídia aprovado pelo Tribunal Superior Eleitoral, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL), que disputam a Presidência da República, terão 5 minutos cada nos dois blocos diários de exibição.

Os horários seguem os mesmos do primeiro turno: na TV, as propagandas irão ao ar de segunda-feira a sábado, das 13h às 13h10 e das 20h30 às 20h40. No rádio, a propaganda para presidente será exibida de 7h às 7h10 e de 12h às 12h10.

Lula decidiu abrir seu primeiro programa com um agradecimento “a Deus e a cada um dos eleitores” pela vitória no primeiro turno “com a maior votação da história”. Também demonstrou confiança em um novo triunfo em 30 de outubro.

Em seu discurso na inserção, Lula afirmou que Bolsonaro “foi um desastre na economia, debochou da pandemia, trouxe a fome de volta e, hoje, milhões de famílias estão endividadas”. Ele contrapôs os fracassos do ex-capitão aos feitos realizados em seus dois governos, entre 2003 e 2010.

Lula defendeu foco na geração de empregos, no fortalecimento do salário mínimo, na renegociação das dívidas de famílias, nos investimentos no pequeno e no médio produtores rurais, no apoio ao empreendedorismo e na proteção ao meio ambiente.

O ex-presidente também fez um aceno aos evangélicos, ao reforçar ter sancionado a Lei de Liberdade Religiosa e a criação do Dia do Evangélico e da Marcha para Jesus.

A propaganda ainda mencionou que “os apoios a Lula não param de chegar”, com destaque ao discurso da ex-presidenciável Simone Tebet (MDB) e ao anúncio da aliança com o PDT, de Ciro Gomes. Eleitores de Tebet e Ciro apareceram no vídeo e declararam voto em Lula. Também se deu ênfase ao endosso de Helder Barbalho (MDB), governador reeleito do Pará.

Bolsonaro também optou por deixar em evidência o apoio de governadores à sua candidatura. Alguns deles, como Romeu Zema (em Minas), Cláudio Castro (no Rio de Janeiro) e Ratinho Júnior (no Paraná), já estavam com o ex-capitão. A grande surpresa recaiu sobre o tucano Rodrigo Garcia (em São Paulo).

O presidente decidiu, ainda, exaltar supostos avanços econômicos e a eleição de aliados para a Câmara dos Deputados e o Senado.

Ele também insistiu em desqualificar as pesquisas eleitorais. “Boa parte da imprensa insiste em não mostrar esse Brasil e os institutos de pesquisa erraram feio, porque a mamata acabou”, disse o narrador da peça de propaganda.

Nos próximos programas, Bolsonaro deve iniciar uma tentativa de se aproximar dos eleitores do Nordeste, uma região que garantiu ampla vitória a Lula no primeiro turno.

No Nordeste, Lula chegou a 67% dos votos válidos no último domingo 2, ante 26,8% de Bolsonaro. O petista também superou o presidente no Norte. Bolsonaro, por sua vez, levou a melhor no Sul, no Sudeste e no Centro-Oeste.

Na quinta-feira 6, durante ato no ABC Paulista, o petista rebateu uma declaração em que Bolsonaro mencionou  o analfabetismo no Nordeste a fim de justificar a derrota nos estados da região. Segundo Lula, “quem tiver uma gota de sangue nordestino não pode votar nesse negacionista, nesse monstro que governa o País”.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo