Política

Lula faz novo aceno a João Campos em Recife: ‘Pensa num menino esperto, num cabra jeitoso’

No estado, PT tenta emplacar a indicação de um vice na chapa do pessebista, que buscará reeleição

Foto: Ricardo Stuckert/PR
Apoie Siga-nos no

O presidente Lula (PT) tornou a acenar para João Campos (PSB), prefeito de Recife, em meio a tratativas do PT para emplacar uma indicação de vice na chapa que concorrerá à reeleição em outubro deste ano.

Em discurso nesta sexta-feira 5, Lula disparou uma sequência de elogios ao pré-candidato e deu conselhos ao político, filho do ex-governador e ex-ministro Eduardo Campos, falecido em 2014.

“Pense num menino esperto, num cabra jeitoso”, iniciou Lula ao se dirigir a João Campos. “Ele está seguindo o caminho do pai e daqui a pouco está melhor”, projetou, então, o petista.

Mais adiante, após relembrar a amizade com o ex-ministro, Lula voltou a elogiar o prefeito:

“Eu acho que o João é mais esperto [que Eduardo Campos] porque ele aprendeu do pai e aprendeu da mãe e ainda se formou engenheiro. Com essa idade ele tem um futuro político excepcional”, afirmou, então, o presidente.

Lula está no estado para desatar nós no ano eleitoral. Ele, pessoalmente, quer se envolver nas articulações eleitorais em capitais importantes do Brasil, como Rio de Janeiro, por onde passou no início da semana, e Pernambuco, onde esteve nesta sexta-feira. Nos dois estados o partido oferta apoio aos atuais prefeitos em troca da indicação de um vice.

Conforme mostrou CartaCapital, o PT trabalha com duas possibilidades para a cadeira de vice na chapa de João Campos. A primeira opção é o deputado federal Carlos Veras. O plano B, no momento, é o ex-vereador Mozart Sales, que hoje trabalha com o ministro Alexandre Padilha.

Lula já se reuniu em janeiro com o atual prefeito e agora tornou a se encontrar com o político para debater o assunto. Apesar da tratativa, o martelo ainda não foi batido.

No discurso desta sexta-feira, conforme mencionado, Lula dedicou parte do tempo para dar conselhos políticos e eleitorais ao prefeito que busca seu segundo mandato. O principal é: inaugurar obras. A honestidade nos discursos também foi listada pelo petista ao jovem mandatário.

“Sei que esse ano é de eleição, sempre digo: se a gente plantou e ‘aguou’, a gente colhe. Depois de um determinado mês não pode inaugurar mais obras, então, o que puder inaugurar antes, inaugure”, aconselhou o presidente.

O evento, aliás, serviu para que Campos anunciasse 18 obras para a construção de encostas para prevenção de desastres em dez bairros de Recife. A ordem de serviço assinada pelo pessebista e pelo ministro Jader Filho, das Cidades, é de 40 milhões de reais.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo