Mundo

Lula faz nova reunião bilateral com Olaf Scholz, chanceler da Alemanha

Encontro ocorreu no âmbito do G7, no Japão

O presidente da Republica, Luiz Inacio Lula da Silva, durante encontro com o chanceler da Alemanha, Olaf Scholz. Foto: Ricardo Stuckert/PR
Apoie Siga-nos no

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se encontrou pela segunda vez com o chanceler da Alemanha, Olaf Scholz, desta vez durante a cúpula do G7 no Japão, neste sábado 20.

O primeiro encontro entre os chefes de Estado havia sido no Brasil, em janeiro.

Em nota, o governo brasileiro informou que as pautas incluíram a “reconstituição da paz na Ucrânia” e a agenda ambiental. Além disso, os líderes acertaram a agenda de visitação de autoridades alemãs no Brasil e uma nova reunião entre eles em Berlim, no dia 4 de dezembro deste ano.

Após o encontro, Lula escreveu que o diálogo reforça “a retomada das boas relações” com a Alemanha.

Já na reunião que fizeram em janeiro, Lula defendia a criação de um espaço multilateral para solucionar a questão ucraniana. O presidente também havia dito que o Brasil “não tem interesse” em enviar ajuda militar à Ucrânia.

No âmbito do G7, Lula também fez reuniões com o presidente da França, Emmanuel Macron, e a diretora do Fundo Monetário Internacional, Kristalina Georgieva. Aos outros chefes de Estado, o presidente brasileiro defendeu uma reforma no Conselho de Segurança das Nações Unidas, com a inclusão de novos membros permanentes.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo