Política

Lula fala em ‘pacto’ entre Bolsonaro, Ibaneis e polícias nos ataques antes de 8 de Janeiro

O presidente afirmou que as polícias acompanhavam os atos da extrema-direita em dezembro de 2022 ‘sem fazer nada’

Foto: Evaristo Sá/AFP
Apoie Siga-nos no

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que houve um “pacto” durante os ataques de 12 de dezembro de 2022, em Brasília, entre o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), e as polícias.

A declaração ocorreu em entrevista ao jornal O Globo, publicada nesta sexta-feira 5.

Naqueles atos, manifestantes de extrema-direita queimaram veículos e tentaram invadir a sede da Polícia Federal, na data da diplomação de Lula no Tribunal Superior Eleitoral.

Lula afirmou ao jornal que a polícia acompanhava os atos “sem fazer nada”.

“Tinha havido aquela atuação canalha que envolveu, inclusive, gente de Brasília, quando tacaram fogo em ônibus, no dia em que fui diplomado. Eu estava no hotel assistindo a eles queimando ônibus, carros, e a polícia acompanhando sem fazer nada”, disse.

“Havia, na verdade, um pacto entre o ex-presidente da República, o governador de Brasília e a polícia, tanto a do Exército quanto a do DF. Isso havia. Inclusive, com policiais federais participando. Ou seja, aquilo não poderia acontecer se o Estado não quisesse que acontecesse”, declarou Lula, em gravação enviada ao jornal.

Sete integrantes da Polícia Militar do Distrito Federal estão presos preventivamente sob denúncias da Procuradoria-Geral da República e investigações.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo