Política

Lula encerra 2023 com 54% de aprovação, aponta Quaest

Para a maior parte dos brasileiros, o país caminha ‘na direção certa’ com a gestão do petista; expectativa de melhora para 2024 também foi registrada pelo levantamento

Foto: EVARISTO SA / AFP
Apoie Siga-nos no

A aprovação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se manteve em 54%, segundo dados da pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quarta-feira 20. 

O levantamento confirmou a tendência de aprovação do presidente, entre 51% e 56% durante o primeiro ano de mandato. Os que desaprovam, são 43% dos brasileiros. 

Quando instigados a atribuir uma nota ao governo, os brasileiros atribuem uma nota média de 5,7 à gestão petista. As melhores avaliações aparecem entre os moradores do Nordeste, idosos e entre os eleitores mais pobres. 

As menores notas, por sua vez, foram apontadas pelos evangélicos, pelos eleitores mais ricos e por moradores do Sul do País. 

Na avaliação econômica, Lula teve resultados melhores neste levantamento, em relação ao anterior. 

Dos entrevistados, 55% afirmaram que esperam uma melhora econômica em 2024. Apenas 25% tem expectativas negativas e outros 16% apontou que a economia deve permanecer estável no próximo ano. 

Na pesquisa anterior, de outubro, o grupo disse que a economia no ano seguinte melhoraria era de 50%. Entre aqueles que acreditavam em piora estavam 28%, e quem dizia que ficaria igual somava 18%.

Também teve oscilação positiva na parcela dos brasileiros que acham que o Brasil está na “direção certa”. O grupo passou de 43%, em outubro, para 45%, em dezembro. Já os que veem o país na “direção errada” recuaram de 49% para 43%, no mesmo período.

Avaliação do governo

A nova rodada da pesquisa que indica a avaliação geral do governo voltou a ter variação negativa. São 36% os que aprovam a administração do petista, percentual que era de 38% em outubro. A oscilação está dentro da margem de erro da pesquisa. 

Outros 29% desaprovam a gestão federal, o mesmo índice indicado no levantamento anterior. 32% classificam o trabalho como regular, contra os 29% que faziam essa avaliação há dois meses. 

O trabalho do governo Lula, ainda de acordo com o levantamento, é considerado bom por 43% e ótimo por 22% entre aqueles que aprovam a atuação geral do seu governo. Do lado dos que desaprovam, 47% avaliam o trabalho da atual gestão como péssimo e outro 20% indicam avaliação ruim.

Os dados mostram que a avaliação de Lula em seu primeiro ano de mandato equivale às avaliações positivas do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no mesmo período. O ex-capitão, no entanto, tinha maior índice de desaprovação que o petista. 

O instituto entrevistou 2.012 pessoas, de forma presencial, entre os dias 14 e 18 de dezembro. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais. O nível de confiança é de 95%. 

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo