Política

Lula é favorito no Ceará, estado de Ciro Gomes, diz pesquisa

Pedetista, que foi deputado, prefeito e governador no estado, alcança a terceira posição, com 14,4%

Ciro Gomes. Foto: Divulgação
Apoie Siga-nos no

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é o favorito no estado em que Ciro Gomes (PDT) fez carreira política, segundo levantamento divulgado neste sábado 7 pelo instituto Paraná Pesquisas.

A pesquisa estimulada aponta o petista com 44,4% das intenções de voto, enquanto o presidente Jair Bolsonaro (PL) aparece na sequência, com 25,8%. Ciro Gomes registrou 14,4% (veja todos os percentuais ao fim da matéria).

No Ceará, Ciro Gomes foi deputado estadual, prefeito de Fortaleza, governador por dois mandatos.

Atualmente, o seu melhor desempenho no estado como candidato à Presidência, entre as faixas pesquisadas pelo Paraná Pesquisas, está entre eleitores com ensino superior (19,9%) e jovens de 16 a 24 anos (15,2%).

Nessas duas categorias, porém, Lula também é o predileto, com 35,9% e 42,6% , respectivamente. Bolsonaro aparece com 30,6% e 25,3%.

Conforme mostrou CartaCapital, observadores indicam incapacidade de Ciro Gomes de ampliar o seu eleitorado. É o que diz Antonio Lavareda, presidente de conselho do Ipespe, instituto que registrou baixa no percentual do pedetista em pesquisa divulgada na sexta-feira 6.

Diferentemente da sua situação no Ceará, porém, Ciro Gomes não tem nem dois dígitos nacionalmente: o ex-governador alcançou apenas 8%, diante de 44% de Lula e 31% de Bolsonaro.

Os números ainda não atenderam à expectativa do PDT de que Ciro Gomes superasse os 12% a partir de abril, conforme havia estimado o líder do partido na Câmara, André Figueiredo, que pertence ao mesmo estado do presidenciável. Agora, Ciro Gomes diz que tem até junho para se mostrar viável.

Veja os percentuais de todos os presidenciáveis no Ceará

  • Lula (PT): 44,4%
  • Jair Bolsonaro (PL): 25,8%
  • Ciro Gomes (PDT): 14,4%
  • André Janones (Avante): 1,8%
  • João Doria (PSDB): 0,6%
  • Vera Lúcia (PSTU): 0,4%
  • Simone Tebet (MDB): 0,3%
  • Luiz Felipe d’Avila (Novo): 0,2%
  • Luciano Bivar (União Brasil): 0,1%
  • José Maria Eymael (DC): 0,0%
  • Brancos e nulos: 8,4%
  • Não sabe ou não respondeu: 3,6%

O levantamento ocorreu entre 1º e 6 de maio, com 1.540 eleitores de pelo menos 16 anos, em 60 municípios.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo