Política

Lula é favorito no Ceará, estado de Ciro Gomes, diz pesquisa

Pedetista, que foi deputado, prefeito e governador no estado, alcança a terceira posição, com 14,4%

Lula é favorito no Ceará, estado de Ciro Gomes, diz pesquisa
Lula é favorito no Ceará, estado de Ciro Gomes, diz pesquisa
Ciro Gomes. Foto: Divulgação
Apoie Siga-nos no

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é o favorito no estado em que Ciro Gomes (PDT) fez carreira política, segundo levantamento divulgado neste sábado 7 pelo instituto Paraná Pesquisas.

A pesquisa estimulada aponta o petista com 44,4% das intenções de voto, enquanto o presidente Jair Bolsonaro (PL) aparece na sequência, com 25,8%. Ciro Gomes registrou 14,4% (veja todos os percentuais ao fim da matéria).

No Ceará, Ciro Gomes foi deputado estadual, prefeito de Fortaleza, governador por dois mandatos.

Atualmente, o seu melhor desempenho no estado como candidato à Presidência, entre as faixas pesquisadas pelo Paraná Pesquisas, está entre eleitores com ensino superior (19,9%) e jovens de 16 a 24 anos (15,2%).

Nessas duas categorias, porém, Lula também é o predileto, com 35,9% e 42,6% , respectivamente. Bolsonaro aparece com 30,6% e 25,3%.

Conforme mostrou CartaCapital, observadores indicam incapacidade de Ciro Gomes de ampliar o seu eleitorado. É o que diz Antonio Lavareda, presidente de conselho do Ipespe, instituto que registrou baixa no percentual do pedetista em pesquisa divulgada na sexta-feira 6.

Diferentemente da sua situação no Ceará, porém, Ciro Gomes não tem nem dois dígitos nacionalmente: o ex-governador alcançou apenas 8%, diante de 44% de Lula e 31% de Bolsonaro.

Os números ainda não atenderam à expectativa do PDT de que Ciro Gomes superasse os 12% a partir de abril, conforme havia estimado o líder do partido na Câmara, André Figueiredo, que pertence ao mesmo estado do presidenciável. Agora, Ciro Gomes diz que tem até junho para se mostrar viável.

Veja os percentuais de todos os presidenciáveis no Ceará

  • Lula (PT): 44,4%
  • Jair Bolsonaro (PL): 25,8%
  • Ciro Gomes (PDT): 14,4%
  • André Janones (Avante): 1,8%
  • João Doria (PSDB): 0,6%
  • Vera Lúcia (PSTU): 0,4%
  • Simone Tebet (MDB): 0,3%
  • Luiz Felipe d’Avila (Novo): 0,2%
  • Luciano Bivar (União Brasil): 0,1%
  • José Maria Eymael (DC): 0,0%
  • Brancos e nulos: 8,4%
  • Não sabe ou não respondeu: 3,6%

O levantamento ocorreu entre 1º e 6 de maio, com 1.540 eleitores de pelo menos 16 anos, em 60 municípios.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo