Política

Lula defende investimento na ciência e diz que o Teto de Gastos ‘tira do pobre para dar ao rico’

O ex-presidente recebeu um documento com propostas para voltar a investir no desenvolvimento científico e tecnológico do País

Foto: Ricardo Stuckert
Apoie Siga-nos no

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou, nesta quinta-feira 28, da 74ª reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, em Brasília. 

Em seu discurso, o candidato à Presidência afirmou que a derrubada de Dilma Rousseff, em 2016, deu início ao desmonte das instituições públicas, o que afetou principalmente a ciência e a educação.

“O chamado Teto de Gastos, que tira dos pobres para dar aos ricos, aprofundou a agenda neoliberal na direção do Estado mínimo, ultrapassando as piores previsões”, disse o petista. “O atual governo colocou o Brasil em uma máquina do tempo rumo ao passado. Fome, desemprego, destruição dos direitos trabalhistas, corrupção e ameaças à democracia são as marcas desse desgoverno, que nega a ciência em todos os seus atos.”

Lula fez acenos ao setor e reafirmou a retomada dos investimentos em ciência, tecnologia e inovação, contingenciadas pela gestão de Jair Bolsonaro (PL). 

Além do corte no orçamento para a ciência, o governo do ex-capitão dificultou a captação de financiamento para pesquisas e diminuiu os repasses de recursos dos royalties do pré-sal ao setor. 

Em julho, já haviam sido contingenciados 2,5 bilhões de reais do orçamento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Lula ainda aproveitou seu pronunciamento para ironizar as declarações de Bolsonaro sobre não haver corrupção em seu governo.

“Fizeram um verdadeiro carnaval com o ‘mensalão’ e hoje estão aprovando o orçamento secreto, a maior excrescência da política orçamentária desse País”, prosseguiu o petista. “Me parece que ele não sabe a família que tem. Me parece que ele esqueceu do Queiroz, da quadrilha da vacina e agravante: para toda e qualquer denúncia perto dele, ele decreta sigilo de 100 anos. Nós vamos fazer um revogaço no primeiro dia de governo.”

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo