Política

Lula critica ida de Bolsonaro ao Nordeste e rebate ofensas: ‘Sem escrúpulos’

‘O presidente que está aí não liga para o Nordeste. Ele está visitando o Nordeste por causa das eleições’, disse o ex-presidente

Foto: Reprodução
Apoie Siga-nos no

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em entrevista à rádio Clube de Pernambuco nesta quarta-feira 9 criticou a passagem de Jair Bolsonaro (PL) pelo Nordeste após as ofensas proferidas pelo ex-capitão em live na última quinta-feira 4, quando chamou moradores da região de pau de arara. Para o petista, a viagem de Bolsonaro é eleitoreira e o as ofensas mostram que o atual presidente não tem escrúpulos.

“O presidente que está aí não liga para o Nordeste. Ele está visitando o Nordeste por causa das eleições, mas ele passou quatro anos brigando com os governadores, brigando com prefeitos e ofendendo nordestinos”, criticou Lula durante a entrevista.

Lula é natural de Caetés, sertão de Pernambuco, e mostrou bastante incômodo ao tratar dos termos pejorativos usados por Bolsonaro para se referir aos seus conterrâneos. Além de pau de arara, o ex-capitão disse que chama nordestinos de cabeçudo e arataca. Reclamou ainda que não poder mais fazer piadas ofensivas de gaúchos e baianos.

“Ainda esta semana ele disse que tem muito pau de arara aqui em São Paulo, ele é uma pessoa sem escrúpulos”, classificou o ex-presidente.

Também sobre a viagem de Bolsonaro para inaugurar trechos de obras ligadas à transposição do rio São Francisco, Lula cobrou ‘honestidade’ do atual presidente quando for discursar nos eventos.

“Espero que o Bolsonaro, ao inaugurar os pedacinhos da transposição que ele está fazendo, tenha coragem de dizer: ‘Olha, gente, estou inaugurando aqui, mas quem começou essa obra foi o presidente Lula. Ele teve a coragem de fazer o que ninguém fez’”, destacou o petista.

Relação com PSB e federação da centro-esquerda

O ex-presidente ainda foi bastante acionado para tratar das negociações da aliança entre PT e PSB, em especial, em Pernambuco, onde o partido de Lula abriu mão de lançar candidato próprio em um gesto de apoio aos socialistas. Sobre o tema, Lula sinalizou estar bastante otimista para sacramentar a aliança nas próximas semanas.

“É muito importante para nós a aliança com o PSB, porque nós temos um projeto nacional e não apenas um projeto em Recife. É um projeto que envolve o Brasil inteiro, em estados importantes como São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo e Bahia. Então é preciso a gente estar junto”, avaliou Lula.

“O gesto do Humberto Costa de desistir da candidatura ao governo do Pernambuco foi muito grande. Espero que encontre reciprocidade dentro do PSB”, acrescentou o ex-presidente.

O petista ainda destacou o otimismo com a formação de uma federação partidária entre as legendas da centro-esquerda PV, PSB, PCdoB e o PT. Segundo disse, seria ruim para a imagem do PT ficar de fora da composição. “Passaria a imagem de soberba”, resumiu.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.