Política

Lula confirma André Fufuca e Silvio Costa Filho no governo; conheça os novos ministros

O petista espera ampliar sua base de sustentação no Congresso Nacional, mas PP e Republicanos não irão aderir 100% ao Planalto

Os novos ministros André Fufuca e Silvio Costa Filho. Fotos: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados
Apoie Siga-nos no

Após meses de negociação sobre o ingresso do Centrão no governo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) definiu nesta quarta-feira 6 o destino dos deputados André Fufuca (PP-MA) e Silvio Costa Filho (Republicanos-PE) na Esplanada dos Ministérios.

Confira as mudanças:

  • Fufuca assumirá o Ministério do Esporte, no lugar de Ana Moser;
  • Costa Filho (Republicanos-PE) será o novo ministro de Portos e Aeroportos, em substituição a Márcio França (PSB), que assumirá o futuro Ministério de Micro e Pequenas Empresas.

Muito antes da confirmação, os parlamentares já eram chamados de “ministros” por pessoas próximas. A definição sobre a indicação foi anunciada pelo ministro Alexandre Padilha, articulador político do governo, ainda em julho – restava apenas decidir qual seria o espaço oferecido no primeiro escalão.

As negociações enfrentaram resistências internas no PP e no Republicanos, partidos que, oficialmente, reforçam a tese de independência à gestão petista. Ainda assim, interlocutores do governo acreditam que as trocas podem consolidar a base de apoio a projetos no Congresso.

Lula também tende a promover trocas no comando da Caixa Econômica Federal, nomeando a ex-deputada Margarete Coelho, indicada por Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara. Ela deve substituir Rita Serrano, servidora de carreira da instituição alçada ao posto no início do governo.

Quem é o novo ministro do Esporte?

André Fufuca é médico, tem 43 anos e está em seu terceiro mandato de deputado. Filho do prefeito de Alto Alegre do Pindaré, no Maranhão, ele também é próximo a Lira e ao senador Ciro Nogueira (PI), presidente nacional do PP.

O novo ministro assumiu um cargo público pela primeira vez aos 21 anos, quando foi eleito deputado estadual pelo PSDB. Na Câmara, Fufuca integrou a tropa de choque do então presidente da Casa, Eduardo Cunha, e votou a favor do impeachment de Dilma Rousseff (PT).

Desde o início do governo Lula, o parlamentar votou contra pautas importantes para o Palácio do Planalto, a exemplo do marco do saneamento básico e do projeto que estabelece um Marco Temporal para a demarcação de terras indígenas no País.

Pela proximidade com Lira, Fufuca também chegou a ser cotado para assumir a CPMI do 8 de Janeiro, que investiga a invasão bolsonarista aos prédios dos Três Poderes.

Quem é o novo ministro de Portos e Aeroportos?

Formado em Pedagogia pela Universidade Católica de Pernambuco, Silvio Costa Filho tem 41 anos e está no segundo mandato de deputado federal. Antes, foi vereador do Recife (entre 2004 e 2006) e deputado estadual (entre 2007 e 2019).

Costa Filho também concorreu à prefeitura da capital pernambucana, em 2016, como vice na chapa encabeçada pelo petista João Paulo Lima e Silva. Eles ficaram em segundo lugar na disputa.

Próximo a quadros do PT, o parlamentar apoiou o então candidato Lula durante as eleições de 2022, apesar de o Republicanos integrar a base de sustentação de Jair Bolsonaro (PL).

Na Câmara, foi relator da proposta que concedeu autonomia ao Banco Central e de um projeto para permitir a venda direta de etanol dos produtores para os postos.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo