Política

Ministro se reúne com indicados do Centrão para entrar no governo Lula

O embarque de André Fufuca e Silvio Costa Filho é dado como certo. A extensão da dança das cadeiras, no entanto, ainda é uma incógnita

O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha. Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, se reúne nesta terça-feira 18 com o líder do PP na Câmara, André Fufuca (MA), e com o deputado Silvio Costa Filho (Republicanos-PE).

Na segunda-feira 17, Padilha esteve com o líder do Republicanos na Casa, Hugo Motta (PB). Ele ainda deve ter uma reunião em breve com Marcelo Freixo, presidente da Embratur, estatal cobiçada pelo União Brasil.

CartaCapital apurou que o encontro com Fufuca, em Brasília, já ocorreu. A agenda com Costa Filho acontece nesta tarde.

Os dois políticos recebidos por Padilha estão na linha de frente de uma provável reforma ministerial a ser executada pelo presidente Lula ao final do recesso legislativo, no início de agosto. A extensão da dança das cadeiras, no entanto, ainda é uma incógnita.

Não estão definidas as pastas a serem ocupadas por Fufuca e Costa Filho, mas o embarque de ambos no governo é parte de uma estratégia de Lula para ampliar sua base de sustentação no Congresso Nacional, especialmente na Câmera. Ainda assim, PP e Republicanos não devem aderir formalmente – ao menos neste momento – à base da gestão federal.

Logo no retorno dos trabalhos no Parlamento, o governo enfrentará votações de peso na Câmara, a exemplo do arcabouço fiscal, que voltou com mudanças do Senado. Mais tarde, será a vez de os deputados se debruçarem sobre a segunda etapa da reforma tributária.

Inicialmente, circulou em Brasília a possibilidade de Fufuca assumir o Ministério do Desenvolvimento Social, hoje sob o comando do petista Wellington Dias. A pasta é a responsável pela execução do Bolsa Família. A Costa Filho, por sua vez, caberia o Ministério do Esporte, de Ana Moser.

Desde então, porém, Lula lançou um balde de água fria sobre PP e Republicanos e indicou que, ao menos por enquanto, não entregará os dois ministérios ao Centrão. Com isso, outras pastas passaram a encabeçar a lista de possíveis mudanças, a exemplo de Ciência e Tecnologia (de Luciana Santos), Mulheres (de Cida Gonçalves) e Portos e Aeroportos (de Márcio França). O martelo não foi batido.

Mudança concreta, até aqui, apenas a nomeação do deputado Celso Sabino (União-PA) no Ministério do Turismo, no lugar de Daniela Carneiro, a deputada mais votada no Rio de Janeiro em 2022 e que está em vias de deixar o União Brasil.

As futuras alterações podem ganhar corpo nos próximos dias, quando Lula, ao voltar de sua agenda na Bélgica, deve se reunir com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), em Brasília.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo