Política

Lula chama Bolsonaro de ‘genocida’ e mira 2022: ‘Quero voltar para fazer mais do que já fiz’

No Congresso da Força Sindical, o petista, que lidera as pesquisas, também criticou a rejeição do governo ao passaporte da vacina

Foto: Reprodução/Força Sindical
Apoie Siga-nos no

O ex-presidente Lula (PT), líder das pesquisas de intenção de voto para a Presidência em 2022, afirmou nesta quarta-feira 8 que a corrida ao Palácio do Planalto “não será fácil”, em meio ao “retrocesso” imposto ao País por Jair Bolsonaro. O petista declarou que, se voltar à chefia do Executivo nacional, não poderá ter um desempenho abaixo do que apresentou em seus dois governos.

Lula participou do Congresso da Força Sindical, no Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo. O evento da central se encerra no dia em que uma pesquisa Quaest confirmou que o ex-presidente lidera todos os cenários de 1º e 2º considerados para as eleições do ano que vem.

“Eu já fui presidente da República. Por que estou metido nisso outra vez? Já fui o presidente mais bem avaliado na história deste País. Por que, então, quero voltar? Eu não posso voltar e fazer menos do que eu fiz. Tenho que voltar para fazer mais”, disse Lula na cerimônia. “Significa que vamos ter que trabalhar muito mais, enfrentar nossos adversários com muito mais força. Ou vocês acham que os banqueiros da Faria Lima estão preocupados com o desemprego?”

Segundo o petista, não era possível imaginar que, após a Constituição de 1988 e seus dois governos, o Brasil fosse submetido a tamanho “retrocesso”. Ele se referiu a Bolsonaro como “um genocida, responsável por pelo menos metade das pessoas que morreram [por Covid-19]”.

Lula criticou a decisão do governo federal de ignorar as recomendações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária e negar a adoção do passaporte da vacina, a fim de tentar controlar a disseminação da variante Ômicron do coronavírus.

“Acabei de fazer uma viagem para Alemanha, Espanha, França e Bélgica. Em todos os países, tive que fazer teste e apresentar o atestado de vacinação. Se ele [Bolsonaro] não gosta dele ou dos filhos, precisa criar responsabilidade e permitir que as pessoas sejam obrigadas a apresentar um teste de vacinação para proteger a sociedade brasileira, os milhões que podem ser vitimados por alguém que transite para cá com o vírus.”

Segundo o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, os viajantes deverão apresentar apenas um teste negativo do tipo RT-PCR, realizado até 72 horas antes. Para estrangeiros não vacinados, será exigida uma quarentena de cinco dias.

Ao pedir o apoio dos sindicalistas de olho em 2022, Lula ainda afirmou que “a única luta que a gente perde é aquela que a gente não tem coragem de fazer” e disse que o Brasil “precisa, outra vez, da classe trabalhadora”.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo