Política

Luiz Fux é eleito novo presidente do Supremo Tribunal Federal

Ministro entra no lugar de Dias Toffoli a partir de setembro para cumprir um mandato de dois anos

Apoie Siga-nos no

Após eleição antecipada para esta quinta-feira 25, o ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal, foi eleito o mais novo presidente da Corte.

A posse do ministro está marcada para o dia 10 de setembro, início de um mandato de dois anos. Para o cargo de vice-presidente, até então ocupado por Fux, assume a ministra Rosa Weber.

A eleição tradicionalmente ocorre em agosto, porém, devido ao cenário de incertezas provocado pelo coronavírus, os ministros decidiram votar hoje, por teleconferência.

Fux está no Supremo desde 2011, e foi indicado pela ex-presidente Dilma Rousseff. Antes, foi ministro do Superior Tribunal de Justiça, desembargador e juiz do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. É doutor em Direito Processual Civil pela UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), onde também deu aulas.

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo