Política

Lira teria desmarcado encontro com Lula por pressão de Bolsonaro

Instalado na capital federal, o petista vem mantendo uma intensa agenda de encontros com diplomatas e líderes partidários

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, e o ex-presidente Jair Bolsonaro. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

O encontro do ex-presidente Lula com os presidentes da Câmara e do Senado, esperados para esta quinta-feira 6, não ocorreram.

Segundo uma fonte que participa das tratativas com o ex-presidente em Brasília, Arthur Lira (PP) teria “refugado” após pressão do Planalto. Procurada, a assessoria de imprensa de Lula disse não ter conhecimento do assunto.

Pacheco

Nesta tarde, às 15h, Lula também se encontraria o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM), mas as tratativas não foram adiante e nem chegaram a ser oficializadas. A bancada petista teria procurado Pacheco, mas achou por bem adiar o encontro diante da falta de horário e local adequados.

Também pesou o timing político. Para alguns petistas, o momento “não é muito propício” devido à CPI da Covid e “pode gerar questionamentos”.

O líder do PT no Senado, Paulo Rocha, confirmou que se tratava de uma pré-agenda. A assessoria de imprensa do ex-presidente Lula também confirmou que a agenda com Pacheco não chegou a ser oficializada.

A agenda de Lula em Brasília

Instalado na capital federal, Lula vem mantendo uma agenda de encontros com diplomatas e lideranças partidárias. Trabalha para formar palanques e se reaproximar de aliados. Além do deputado federal Marcelo Freixo, do PSOL do Rio de Janeiro, e do senador Weverton Rocha do PDT do Maranhão, Lula também se encontrou com Rodrigo Maia (DEM) e Gilberto Kassab (PSD), com quem conversou sobre palanques estaduais em 2022.

O PSD de Kassab deve confirmar em breve duas filiações consideradas importantes: a do próprio Rodrigo Maia e a do presidente da OAB, Felipe Santa Cruz.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo