Política
Lindbergh denuncia deputado do PL por uso de IA em vídeo
O líder do PT aparece ‘chorando’ em uma publicação de Coronel Chrisóstomo após aprovação de urgência da anistia


Líder do PT na Câmara, o deputado federal Lindbergh Farias (RJ) protocolou, nesta quinta-feira 18, uma representação contra Coronel Chrisóstomo (PL-RO) por quebra de decoro. A denúncia aponta o uso de inteligência artificial em um vídeo publicado pelo bolsonarista no qual o petista aparece “chorando”.
No documento apresentado à Mesa Diretora, Lindbergh solicita que o caso chegue ao Conselho de Ética, por entender que a manipulação com IA ultrapassa os limites da crítica política. Chrisóstomo publicou o vídeo depois de a Câmara aprovar a urgência da anistia a golpistas, na noite da quarta-feira 17.
A gravação mostra Lindbergh protestando contra o projeto, com o rosto distorcido, como se estivesse chorando. “Já começaram com a choradeira. Pode chorar esquerda, o choro é livre! Anistia já”, diz a legenda da publicação de Chrisóstomo.
Evocando precedentes da Casa, como processos abertos contra André Janones (Avante-MG)) por ofensas no ambiente digital, Lindbergh sustentou que, além de instaurar um procedimento disciplinar, a Câmara deve discutir regras claras para o uso ético da inteligência artificial no exercício do mandato.
“O uso de ferramentas de inteligência artificial para manipulação dessa natureza aproxima-se do que se convencionou chamar de deepfake“, escreveu. “Se não houver resposta institucional firme, a Câmara corre o risco de se transformar em palco de desinformação fabricada por deepfakes, corroendo a confiança da sociedade.”
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Kassio declara constitucional ‘meditação com a Bíblia’ na Câmara de Campinas (SP)
Por CartaCapital
Toffoli dá 10 dias para Câmara explicar tramitação da PEC da Blindagem
Por Wendal Carmo