Economia

Líder do PT admite ‘abrir mão’ momentaneamente de taxar milionários para aprovar reformas

Segundo Zeca Dirceu (PT-PR), porém, a bancada do partido insistirá no assunto

Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados
Apoie Siga-nos no

O líder do PT na Câmara, Zeca Dirceu (PR), sinalizou nesta terça-feira 8 que a bancada pode abrir mão momentaneamente da taxação de milionários para garantir mais agilidade na aprovação das principais pautas do governo Lula, a exemplo do arcabouço fiscal e da reforma tributária.

A indicação foi apresentada durante uma reunião com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), na sede da pasta. Após a aprovação das mudanças nos impostos sobre o consumo, no início de julho, deputados petistas pressionam pelo envio de um projeto com regras para tributar grandes fortunas.

“A gente até abre mão, agora, de taxar os milionários. Não dá para um país com tanta desigualdade não taxar sequer os bilionários. Haverá medidas nesse sentido. Primeiro vamos vencer reforma tributária, regime fiscal, Carf. A Câmara vai cumprir o seu papel”, pontuou Dirceu.

O envio de uma proposta nos moldes solicitados pelo PT só deve ocorrer depois de os senadores finalizarem as discussões sobre o texto da reforma tributária. A equipe econômica também espera que o Senado conclua a votação do PL do Carf.

Ainda de acordo com Dirceu, Haddad reforçou a necessidade de contar com o apoio da bancada petista para a aprovação do Orçamento de 2024. O líder acrescentou que houve “um curto-circuito ou outro” no primeiro semestre, mas que agora o caso está superado. “A bancada, posso dizer que 100% dela, está em sintonia com o pensamento do ministro”, afirmou.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo