Economia

cadastre-se e leia

O incômodo de Lula com as críticas do PT ao arcabouço fiscal

Nos últimos dias, parlamentares da legenda chegaram a discutir emendas para flexibilizar as regras

Foto: Evaristo SA/AFP
Apoie Siga-nos no

A articulação de parlamentares do PT para alterar o texto do arcabouço fiscal, enviado pelo governo ao Congresso para substituir o teto de gastos, irritou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que escalou o deputado José Guimarães (PT-CE) para conter a oposição de parte da legenda à proposta.

Segundo aliados relataram a CartaCapital, o incômodo foi apresentado pelo presidente durante reunião no Palácio do Planalto na manhã desta segunda-feira 15.

Os ministros Fernando Haddad (Fazenda), Rui Costa (Casa Civil) e Alexandre Padilha (Relações Institucionais) e o líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA) participaram da reunião.

Nos últimos dias, integrantes da legenda chegaram a discutir a apresentação de emendas ao texto para evitar, por exemplo, que o marco fiscal limite investimentos em áreas consideradas essenciais. A movimentação, no entanto, foi vista com ressalva por Lula. O líder do PT na Câmara, Zeca Dirceu, garantiu que a bancada não recomendará mudanças emendas no texto.

Durante o encontro, Lula chegou a dizer que “quem dá trabalho é a oposição, não o partido do presidente” e afirmou que não aceitará “racha no PT” logo no primeiro semestre no Palácio do Planalto.

O presidente ainda determinou que a articulação política do governo dialogue com legendas representadas na Esplanada, como MDB e União Brasil, para votar a favor da regra fiscal.

A expectativa é que o relator da proposta, deputado Cláudio Cajado (PP), apresente a versão final do texto durante reunião dos líderes partidários nesta segunda-feira. Na sequência, a tendência é de que o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), paute o projeto para votação no plenário da Casa ainda nesta semana.

Leia essa matéria gratuitamente

Tenha acesso a conteúdos exclusivos, faça parte da newsletter gratuita de CartaCapital, salve suas matérias e artigos favoritos para ler quando quiser e leia esta matéria na integra. Cadastre-se!

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo